Qual foi a maior guerra civil brasileira?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Há 80 anos, no dia 9 de julho, começava a Revolução de 32, considerado o maior conflito armado do Brasil no século passado. Durante 85 dias, paulistas se rebelaram contra a ditadura do presidente Getúlio Vargas e exigiram uma nova Constituição para o país.

Você sabia que nos anos de 1936 e 1937 o Brasil esteve à beira de uma guerra civil?

A Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão ou Guerra Civil dos Estados Unidos, foi uma guerra civil travada nos Estados Unidos de 1861 a 1865, entre a União e os Confederados.

A Guerra Civil de 1932, conhecida como Revolução Constitucionalista, é até hoje comemorada em São Paulo, com feriado no dia 9 de julho, data de início do conflito.

As guerras civis (também conhecidas por guerras internas) são conflitos de grande gravidade para a nação envolvida, seja no âmbito econômico ou social. Estes conflitos são responsáveis pela morte de um elevado número de civis, pois são caracterizados pela participação ativa do povo nos combates.

O que motiva uma Guerra Civil
As razões mais comuns são instabilidade política e disputa territorial. Porém, a existência de divergências ideológicas, religiosas e culturais também pode fomentar conflitos.

Esse conflito foi iniciado quando os estados do Sul separaram-se da União e formaram os Estados Confederados da América. A Guerra de Secessão foi motivada pela divergência que havia entre os dois grupos a respeito da abolição da escravatura e da extensão dos novos territórios que estavam sendo ocupados no oeste.

Índia — Conflito com o Paquistão na Caxemira. Myanmar — Crise dos Rohingya. Iêmen — Guerra civil. Líbia — Guerra civil.

"A decretação do Estado de Guerra depende da autorização da Casa Legislativa. A partir daí existem consequências de ordem normativa e de ordem institucional. A decretação de guerra necessita de decretação de Estado de Sítio, que depende de autorização do Congresso Nacional, e criação de mecanismos de fiscalização.

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade e contou com a participação brasileira a partir de 1944, com o envio de aproximadamente 25 mil soldados, que lutaram no fronte de batalha do norte da Itália.

Entre 1979, quando a série começou a ser apurada, e 2018, último dado disponível, 1.583.026 brasileiros foram assassinados, segundo o “Atlas da Violência”, elaborado pelo Ipea.

O conflito envolveu os Estados do Norte (União) e os Estados do Sul (Estados Confederados da América) pela emancipação dos escravos e terminou com a vitória da União.

Leon Trotsky

O Exército Vermelho, organizado e liderado pessoalmente por Leon Trotsky, era o braço armado bolchevique e tornou-se a principal força estruturadora do comunismo na Rússia.

Os vermelhos eram parte do Exército Vermelho, que tinha sido formado por Lenin como resposta ao levante contrarrevolucionário. Os brancos, por sua vez, eram as mencionadas forças opostas que queriam derrubar os bolcheviques do poder, e a maioria deles desejava restaurar a monarquia czarista.