Qual foi a maior goleada do Pelé?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Em 1964, no dia 21 de novembro, Pelé bateu um de seus recordes pessoais diante do Botafogo-SP, na Vila Belmiro, ao marcar oito gols na goleada por 11 a 0 pelo Paulistão daquele ano. É o maior número de gols marcados em um jogo só pelo Rei, que morreu nesta quinta-feira, aos 82 anos.

A maior goleada da história do futebol agora é 149 a 0. O placar absurdo aconteceu em partida da primeira divisão da liga de Madagascar. O Adema foi o vencedor, mas o elástico resultado só foi possível porque o adversário, o Stade Olympique l'Emyrne (SOE), tratou de chutar bolas contra o próprio gol.

Neste texto, vamos explorar as maiores goleadas da história do futebol. A maior goleada da história do futebol aconteceu em 2002, quando o time australiano do Arbroath FC venceu o Bon Accord FC por incríveis 36 a 0, em uma partida válida pela Copa da Escócia.

A posição de Pelé como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos nunca foi contestada, mas o mesmo não pode ser dito sobre o número de gols que ele marcou em sua carreira repleta de glórias.

Pelé jogou 49 vezes contra o Corinthians e marcou 50 gols, fazendo do time do Parque São Jorge sua maior vítima. Pelé anotou 1.283 gols em toda a carreira, quantia inimaginável para qualquer atacante da atualidade.

Pelé conta 1.283 gols em sua carreira, mas Fifa 'ignora' mais de 500 desses gols e considera 'apenas' 767.

Não há um consenso sobre a contagem de gols de Pelé. Ele e o livro dos recordes contabilizam 1283, enquanto outros consideram 1281, números que englobam feitos jogos em campeonatos, amistosos e partidas festivas.

Na soma total, o Santos diz que Pelé marcou 1.282 gols na carreira, um a mais do que a conta da CBF. No Livro dos Recordes, o Rei do Futebol aparece com 1.283 gols, número que ele próprio trata como o correto.

No Campeonato Brasileiro, por exemplo, quem balançou as redes mais rápido foi Nivaldo - e depois Dinei repetiu o feito - com apenas oito segundos de jogo.

O São Caetano está na trigésima primeira colocação, também com 13 goleadas sofridas em 172 jogos no Brasileirão desde 2003. O Ceará sofreu onze goleadas no Brasileirão desde 2003, em 152 jogos, é o trigésimo terceiro na lista.

Neymar marca com apenas 14 segundos de jogo na vitória do Brasil sobre Honduras pela semifinal do futebol masculino no Rio 2016.

O gol de Pelé na Final da Copa do Mundo de 1958 é considerado até hoje um dos mais bonitos da história.

Desta forma, a maior goleada do futebol em todos os tempos ainda são os 36 a 0 impostos pelo Arbroath sobre o Bon Accord, em jogo válido pela Copa da Escócia em 1885.

Hungria 10 x 1 El Salvador, de 1982, segue como a maior goleada da Copa do Mundo na história. O Brasil fez 4 a 0 no primeiro tempo contra a Coreia do Sul, e a expectativa dos torcedores ficou por conta de um possível recorde.

Lionel Messi ultrapassou a marca de 100 gols internacionais ao marcar balançar as redes três vezes na enfática vitória da Argentina por 7 a 0 sobre o Curaçao na terça-feira (28).