Qual foi a maior epidemia da Europa?

Perguntado por: aazambuja . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

peste negra

A peste negra foi uma pandemia que se deflagrou na Europa, no século XIV, provocando uma das maiores baixas populacionais da história desse continente.

Peste Negra
Essa pandemia aconteceu em um surto que se estendeu de 1347 a 1353 e resultou na morte de até 50 milhões de pessoas.

HIV/AIDS (1981-presente): 25-35 milhões de mortes
Desde seu surgimento em 1976, o vírus da imunodeficiência humana (HIV) já matou 32 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde.

peste negra

A peste negra foi uma pandemia que se deflagrou na Europa, no século XIV, provocando uma das maiores baixas populacionais da história desse continente. A peste negra foi uma pandemia que acometeu a Europa no século XIV provocada pelo bacilo Yersinia pestis e deflagrada a partir do ano de 1348.

Compartilhe: Em 1509, o jovem soldado alemão Ulrich von Hutten contraiu uma doença desconhecida quando estava na Itália. Ele sofreu com os sintomas por dez anos. O paciente descreveu assim sua condição: “(O tempo todo) havia furúnculos, parecidos em tamanho e aspecto com uma bolota.

O novo coronavírus foi considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como pandemia —classificação usada para descrever o crescimento inesperado de uma doença em âmbito global.

Como acabou a peste negra? A epidemia da peste negra chegou ao fim devido às medidas de higiene empregadas como o confinamento, a construção de hospitais fora dos muros da cidade e a incineração dos mortos. Com isso, os contágios diminuíram.

Volta da peste negra? Não, muito provavelmente esse relato individual não é o retorno da doença responsável pela peste negra, também conhecida como a peste bubônica, durante a Idade Média. Causada pela bactéria Yersinia pestis, a doença é, na maioria dos casos, transmitida por pulgas que são infectadas por roedores.

Em 1817, aconteceu a primeira epidemia global de cólera, responsável por vitimar centenas de milhares de pacientes. A partir de seu surgimento, a bactéria vibrio cholerae sofreu muitas mutações, causando novos ciclos epidêmicos de tempos em tempos. Por isso, a doença ainda é considerada uma pandemia.

1. Febre amarela (a partir de 1850) Causador: um vírus do gênero Flavivirus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Em um curto período de sete anos, entre 1346 e 1353, a Europa sofreu uma catástrofe demográfica: perdeu 1/3 de sua população, cerca de 20 a 25 milhões de pessoas vitimadas pela Peste Negra, uma das mais devastadoras epidemias da história.

Estas são algumas das doenças genéticas mais raras:

  • Doença de Gaucher. Genética e hereditária, essa doença causa alterações no fígado e no baço. ...
  • Angioedema hereditário. ...
  • Síndrome de Chediak-Higashi. ...
  • Doença de Pompe. ...
  • Síndrome de Hermansky-Pudlak. ...
  • Síndrome Ehlers-Danlos. ...
  • Doença de Fabry.

A Aids é a doença mais perigosa do mundo.

A doença mais antiga do mundo, a Hanseníase, está registrada em achados do século 6 a.C. e é causada por uma bactéria do tipo bacilo que é transmitida por gotículas presentes no ar.

1346 – 1352

A peste negra foi uma pandemia que se estendeu de 1347 a 1353 e causou a morte de 50 milhões de pessoas na Europa. A peste negra foi uma pandemia de peste bubônica, uma doença causada pela bactéria Yersina pestis, que é encontrada em ratos.

O primeiro e o maior surto de peste negra ocorreu entre 1348 e 1350, mas outros surtos aconteceram ao longo de todo o século XIV. A peste foi uma doença que esteve presente na vida dos europeus até 1720, quando o último surto foi registrado em Marselha, na França.

Existem cerca de 13 tipos de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), que hoje, são conhecidas como ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).

Em 2 de fevereiro de 1905, o zoo- logista Franz Eilhard Schulze relatou, na Academia Real Prussiana de Ciências, que seu assistente John Siegel (médico no Instituto Berlinense de Zoologia) descobrira o agente etiológico da sífilis. Tratava-se de um protozoário por ele denominado Cytorrhyctes luis.

Em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários porque ela se estende a várias regiões do planeta. Mas isso não necessariamente significa que a situação é irreversível ou que o agente da doença tenha aumentado o seu poder de ameaça.

Tonga, Kiribati, Samoa, Micronésia, Tuvalu, Naurau, Niue, Ilhas Cook e Palau estão entre os 15 países sem nenhum caso ou morte por covid-19.