Qual foi a maior descoberta matemática?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

O número pi (?) foi uma das descobertas do grande matemático e físico Arquimedes.

Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo de Pisa, Leonardo Pisano ou ainda Leonardo Bigollo, (Pisa, c. 1170 — Pisa?, c. 1250) [1] mais reconhecido como Fibonacci, foi um matemático italiano nomeado como o primeiro grande matemático europeu da Idade Média.

Pitágoras de Samos

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

Em 1895, Einstein foi reprovado em um simples exame de admissão para uma escola de engenharia em Zurique. Esse exame consistia principalmente em problemas matemáticos, e Einstein mostrou-se matematicamente inepto nesse exame.

Artur Avila se tornou conhecido entre pesquisadores por sua capacidade de resolver operações matemáticas de grande complexidade, o que lhe valeu a Medalha Fields, o Nobel da Matemática, a primeira para a América Latina e maior prêmio já conquistado por um cientista brasileiro.

Einstein não falou até os 3 anos de idade, mas desde jovem mostrou uma curiosidade brilhante sobre a Natureza, e uma habilidade para compreender conceitos matemáticos avançados. Com 12 anos de idade, aprendeu por conta própria a Geometria Euclideana.

Srinivasa Ramanujan – QI: 185 – o indiano mais inteligente
Srinivasa Ramanujan tem uma história inusitada, pois, mesmo sem formação acadêmica, ele conseguiu se destacar e contribuir em muitas áreas das ciências exatas.

Esse estudo remonta aos primórdios da história, na Mesopotâmia e no Egito, mas alcançou novo patamar a partir do filósofo e matemático grego Tales de Mileto, o primeiro indivíduo na história a quem se atribuem descobertas matemáticas. Há dois teoremas com o nome de Tales na geometria, ambos sobre triângulos.

Qual o problema matemático mais difícil do mundo? A hipótese de Riemann Esse problema é considerado por muitos matemáticos como um dos mais difíceis de todos os tempos. Esta conjectura trata-se de uma questão que os matemáticos têm tentado responder por mais de 2000 anos: a origem dos números primos.

Al-Khwarizmi

Al-Khwarizmi, o homem que simplificou a multiplicação | IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

A criação do símbolo para o zero se deu por volta do século 5 d.C. Ela ocorreu quando os hindus passaram a representar as quantidades utilizando-se os próprios algarismos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) e o princípio posicional sem a utilização do ábaco.

O avanço do Brasil, com relação aos países desenvolvidos, em pesquisa matemática foi uma herança e, como qualquer outra, nos foi dada pelos nossos primórdios, ou seja, pelos portugueses, quando aqui chegaram.

Pitágoras foi um exímio geômetra, deixando como principal contribuição para a Matemática a descoberta da relação de igualdade entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos no interior de um triângulo retângulo, o que ficou conhecido como teorema de Pitágoras.

OS NÚMEROS SURGIRAM HÁ MAIS DE 30000 ANOS, QUANDO OS HOMENS TIVERAM A NECESSIDADE DE CONTAR SEUS OBJETOS E REBANHOS. NA MEDIDA QUE O HOMEM PRIMITIVO DEIXOU DE SER NÔMADE A NECESSIDADE DE QUANTIFICAR SUAS COISAS FOI SE ACENTUANDO E A PARTIR DAÍ COMEÇARAM A EXISTIR OS PRIMEIROS REGISTROS NUMÉRICOS.