Qual foi a maior descoberta de Michael Faraday?

Perguntado por: emonteiro5 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

Michael Faraday (1791-1867) foi um dos cientistas mais influentes da Física e da Química e também um dos maiores experimentalistas da história. Trouxe grandes contribuições para a área do Eletromagnetismo, como a descoberta da indução eletromagnética – sua maior descoberta.

Faraday realizou a descoberta de substâncias orgânicas, como, por exemplo, o benzeno. Produziu os primeiros cloretos de carbono conhecidos (C2Cl6 e C2Cl4), e ainda conseguiu a façanha de liquefazer gases nunca antes liquefeitos, entre eles, dióxido de carbono e cloro.

Descobriu o fenômeno de indução eletromagnética, responsável pelo funcionamento dos motores elétricos e transformadores; Suas descobertas possibilitaram o desenvolvimento das equações do eletromagnetismo por James Clerk Maxwell.

Surge, então, aquele que se tornaria o maior físico experimental em eletricidade e magnetismo do século XIX: Michael FARADAY (1791-1867). Em 1831 Faraday enrolou duas espiras de fio em torno de um anel de ferro e observou que a corrente exercia uma ação para trás que correspondia a sua ação magnética.

Faraday realizou diferentes experimentos, em um deles descobriu que, quando se move um ímã em direção a uma bobina condutora (também conhecida como solenoide), uma corrente elétrica percorre-a. Ele havia descoberto o princípio da indução eletromagnética.

Um dos seus principais feitos certamente foi a descoberta da eletrólise e do eletromagnetismo, além de criar as Leis de Faraday e diversos termos técnicos como por exemplo, ânion, cátion, eletrolítico, eletrodo e outros.

Em 1831, Faraday descobriu a indução eletromagnética, o princípio por trás do gerador elétrico e do transformador elétrico. Suas ideias sobre os campos elétricos e os magnéticos, e a natureza dos campos em geral, inspiraram trabalhos posteriores fundamentais nessa área, como as equações de Maxwell.

William Gilbert

A descoberta de que a Terra possui um campo magnético, comportando-se como um grande imã, ocorreu em 1600, com trabalhos do físico e médico inglês William Gilbert.

Existiu uma época em que os fenômenos magnéticos e elétricos eram vistos como excludentes, sem relação alguma. Foi, então, que um homem dinamarquês chamado Hans Christian Oersted realizou um experimento que mudou o mundo da ciência.

Figura 1 Michael Faraday (1791 – 1867).

Eletromagnetismo

  • Fenômenos Magnéticos. São constituídos por polos magnéticos, cujas extremidades do ímã são capazes de atrair limalhas de ferro quando colocadas em contato. ...
  • Substâncias Magnéticas. ...
  • Substâncias não magnéticas. ...
  • Campo Magnético. ...
  • Indução Magnética.

A Primeira Lei de Faraday aponta que "a massa de um elemento, depositada durante o processo de eletrólise, é diretamente proporcional à quantidade de eletricidade que atravessa a célula eletrolítica". Na equação, Q representa a carga elétrica medida em coulombs (C).

A indução magnética é o nome que se dá ao fenômeno no qual um campo magnético variável produz num circuito uma corrente elétrica, chamada de corrente induzida. Esse fenômeno foi descoberto em 1831 por dois cientistas, Michael Faraday, na Inglaterra, e Joseph Henry, nos Estados Unidos, porém, de forma independente.

André Marie Ampère

Por volta de 1826, o físico francês André Marie Ampère identificou o sentido das linhas do campo magnético e criou a regra da mão direita para o sentido convencional da corrente elétrica.

Michael Faraday

A partir de R$ 579.000 na Direct Imports, na versão Long Range.

O módulo do campo magnético da Terra varia de 20 µT a 60 µT, mas, devido às condições geológicas presentes em determinados locais, ele pode diferir bastante do valor esperado para aquela região. Na maior parte dos pontos na superfície da Terra, o campo magnético não é paralelo à superfície.

Um ímã é, assim, representado por meio de vetor denominado indução magnética. Da mesma forma que as cargas elétricas criam em torno delas um campo elétrico, o ímã cria em torno de si o campo magnético.