Qual foi a maior descoberta científica do mundo?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Retrospectiva: as maiores descobertas científicas e avanços tecnológicos de 2022

  • Astronomia: Buraco negro mais próximo.
  • Arqueologia: a primeira cirurgia da história.
  • Biologia: Maior bactéria.
  • Engenharia de Computação: Supercomputador mais rápido.
  • Medicina: embriões sintéticos.

O ano de 2022 ficou marcado por imagens impressionantes na ciência: um registro inédito do buraco negro no centro da nossa galáxia, uma missão teste de defesa espacial contra um asteroide, os flagras do James Webb, a volta à Lua com a Artemis, uma bactéria gigantesca e muitos outros feitos.

Astrônomos anunciam descoberta de planeta mais brilhante já identificado fora do Sistema Solar. Exoplaneta está situado a mais de 260 anos-luz da Terra e reflete cerca de 80% da luminosidade emitida pela estrela que orbita. É o primeiro planeta fora do Sistema Solar a igualar o brilho de Vênus.

Para a surpresa da equipe, a maioria dos jovens apontou Thomas Edison como o maior inventor. O americano foi o responsável pela criação de uma série de invenções, como o fonógrafo – primeiro aparelho capaz de reproduzir som - e o cinetógrafo – que pode ser considerado o pai das câmeras filmadoras.

Qual foi o maior avanço tecnológico do mundo? A internet, criada em 1969, está entre os maiores avanços tecnológicos do mundo.

1) O Raio X: o alemão Wilhelm Conrad Röntgen é considerado o grande inventor do raio-X (apesar de outros cientistas terem estudado seus efeitos antes e depois da descoberta), uma forma de radiação eletromagnética que pode penetrar em objetos sólidos e que passou a permitir que diagnósticos médicos fossem mais acurados, ...

- Thomas Alva Edison e Joseph Swan inventaram a lâmpada elétrica (1879). - O alemão Karl Bens desenvolveu o primeiro veículo com motor a gasolina (1885). - Os irmãos Lumière criaram o cinematógrafo, antecedente do cinema (1895). - Invenção do rádio pelo italiano Guglielmo Marconi (1901).

Francis Crick

O DNA foi descoberto em 1869 pelo bioquímico suíço Johann Friedrich Miescher (1844-1895), mas a estrutura tridimensional da mólecula de DNA foi descoberta apenas em 1953, por Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, quando trabalhavam em Cambridge, no Reino Unido.

Tales de Mileto (c. 624 — c. 546 a.C.) é considerado o primeiro cientista — lembrando que o termo “cientista” só foi inventado no século XVII.

Galileu Galilei é considerado o pai da ciência moderna ou do Renascimento Científico – período entre 1500 e 1700 tido como era de transição entre a crença religiosa e a razão científica.

Um dos acontecimentos mais importantes da Idade Moderna é a Revolução Científica do século XVII, operada sobretudo pela grande figura de Galileu Galilei.

A primeira grande invenção revolucionária, sem dúvida, foi o fogo, descoberto há mais de 300 mil anos, pelo homem primitivo. O fogo surgiu pela manifestação da natureza, quando raios acertavam as árvores.

Há quem diga que a roda foi a primeira grande invenção tecnológica do homem. A primeira de muitas, inclusive. Ao longo da vivência, o ser humano desenvolveu inúmeras técnicas e tecnologias para aprimorar sua vida, seja no âmbito do trabalho, social, ou até mesmo para sobrevivência.

O presente já nos faz vislumbrar o futuro por meio de quatro grandes revoluções que estão sendo impulsionadas pelos avanços tecnológicos de hoje:

  1. 1) A Revolução Industrial: ...
  2. 2) A Revolução da Infraestrutura: ...
  3. 3) A Revolução da Energia:
  4. 4) A Revolução da Saúde:

Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Computação na Nuvem e 5G serão as tecnologias mais importantes em 2022 na opinião de líderes globais de tecnologia dos Estados Unidos, Reino Unido, China, Índia e Brasil.