Qual foi a maior derrota dos romanos?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

A mais famosa batalha da 2ª Guerra Púnica foi a de Cannae (ou Cannas), em 216 a.C., que entrou para a história como a maior derrota romana.

Nero

Nascido em 37 d.C, Nero chegou a ser considerado o maior inimigo do império romano.

A extensão do Império romano, o enfraquecimento do poder militar, problemas económicos, corrupção e instabilidade política e social e as invasões bárbaras, foram as principais causas da queda do Império Romano do Ocidente. O império romano foi substituído por uma nova realidade política, económica e social.

Além disso, no período do Império, o exército tornou-se o principal instrumento para o exercício do poder político pelos imperadores. Comandante supremo do exército, o imperador era sempre apontado como o responsável pelas vitórias nas guerras.

Ruínas da antiga cidade de Cartago, destruída pelos romanos logo após as Guerras Púnicas. O primeiro conflito armado envolvendo Roma e Cartago começou no ano de 264 a.C., quando o exército romano foi enviado para a região da Sicília. A Primeira Guerra Púnica mostrou as táticas eficientes dos dois exércitos.

Portanto, não é de se estranhar que o exército espartano fosse considerado como o mais forte de sua época, composto por guerreiros eficientes dispostos a lutar até a morte.

Império Mongol

O Império Mongol foi o maior em extensão de toda a História! Esse fator se deve ao sucesso que Gengis Kahn teve como líder, conseguindo conquistar territórios da costa do Oceano Pacífico ao Mar Cáspio.

Tito atacou o ponto mais fraco da fortificação de Jerusalém: a chamada Terceira Muralha, a oeste da cidade. A cidade foi saqueada e o Segundo Templo, destruído. Para os romanos, não era um edifício religioso, mas uma fortaleza inimiga e, como tal, foi incendiada e arrasada.

b) Porque os romanos eram muito violentos na Gália, matando quase toda a população da região.

no Império Romano ou o governo não conseguindo mais manter o seu populismo. com a famosa política do pão e circo nem. garantir a segurança das Fronteiras o que gerou ondas de violência por todos os lados assim. começaram a surgir revoltas populares e lutas internas pelo poder aos.

Não há como esquecer Nero e seus excessos tirânicos. Mas nenhuma lista dos piores imperadores romanos estaria completa sem Calígula, que ficou conhecido por suas orgias obscenas, por ter feito sexo com suas irmãs e por ser um torturador sádico.

Varrão, comandante das forças naquele dia, estava determinado a derrotar Aníbal. Liderando 50 000 homens, o general cartaginês aproveitou-se do ímpeto do romano e levou-o a uma armadilha na qual aniquilou seu exército.

Houve duas revoltas judaicas contra o domínio romano: a primeira, iniciada em 66, terminou com a destruição de Jerusalém e de seu segundo templo pelo general romano Tito em 70. A segunda, em 135, terminou com a vitória do imperador romano Adriano e a expulsão dos judeus da Palestina.

Visigodos e vândalos são apenas dois exemplos de uma série de povos que invadiram as terras de Roma. Os bárbaros mais conhecidos nesse contexto foram os hunos, povo de origem tártaro-mongol que vinha das estepes da Ásia Central e penetrou a Europa até sua região central, disseminando pânico entre romanos e germânicos.

Os bárbaros eram, na ótica grega, todos os povos que não falavam o idioma grego e nem compartilhavam da mesma cultura e modo de organização da sociedade grega. O termo foi assimilado pelos romanos e tornou-se um sinônimo para referir-se aos povos estrangeiros de forma estereotipada.

exército romano

O exército romano era a força militar mais temível e eficaz do mundo antigo. Um soldado romano se diferenciava de um soldado de outro lugar, pois era muito bem treinado, tinha as melhores armas e as melhores armaduras.