Qual foi a maior chuva já registrada no mundo?

Perguntado por: oramires5 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

2) Recordes de grandes quantidades de chuva. – Maior quantidade de chuva em 1min: 31,2mm em Unionville, Maryland, Estados Unidos, em 4 de julho de 1956. – Maior quantidade de chuva em 60min (1h): 305mm em Holt, Missouri, Estados Unidos, em 22 de junho de 1947.

Embora o registro oficial de Florianópolis, há um dado não oficial, e superado agora pelo volume de chuva de Bertioga, que caíram 622,5 milímetros na localidade de Itapanhaú, município de Biritiba Mirim, em São Paulo, no dia 20 de junho de 1947. Há escassas informações sobre este evento e a medição.

A cidade que mais chove no país, segundo a pesquisa da UFPB, é Belém, capital paraense. O Estado do Rio tem dois municípios em que o guarda-chuva é obrigatório: Nova Friburgo e Petrópolis, na Região Serrana. São Paulo possui outras duas no ranking: Praia Grande e Cubatão, no litoral.

Precisamente, o deserto costeiro do Atacama (Chile) é popularmente conhecido por ser o local mais seco do mundo, com uma precipitação média anual de 0,1 mm, e acredita-se mesmo que em algumas áreas não chove há cerca de 500 anos.

Em Calama , uma cidade no deserto do Atacama, no Chile, não choveu durante 400 anos. Imagine: 400 anos na secura, de 1571 a 1971. Existe algum lugar na Terra que desafia a lei da gravidade?

Colômbia: o país com o maior volume de chuvas por ano
E de todas as regiões colombianas, a cidade que recebe mais chuvas por ano é Lloró, um município no departamento de Chocó.

A mais mortal enchente de que se tem notícia, desde 1900, segundo o site International Disaster Database (EM-DAT, que compila informações globais de desastres), ocorreu na região central da China, em 1931: estima-se que 3,7 milhões de pessoas tenham morrido nas inundações.

De janeiro a junho, chove praticamente todos os dias em um certo município do Amapá. A cada mês são registrados mais de 25 dias chuvosos.

Para a medição, é utilizado um instrumento chamado pluviômetro. A área para a medição é sempre um quadrado de um metro. Neste quadrado, cada um milímetro de chuva corresponde a um litro.

Qual é o lugar que menos chove no mundo? Precisamente, o deserto costeiro do Atacama (Chile) é popularmente conhecido por ser o local mais seco do mundo, com uma precipitação média anual de 0,1 mm, e acredita-se mesmo que em algumas áreas não chove há cerca de 500 anos.

Belém do Pará é conhecida como a Cidade das Mangueiras e também por sua chuva à tarde. Todo morador da cidade já sabe que quase todos os dias chove no mesmo horário, entre 15h e 16h, então já saem preparados de casa. Porém, muitos turistas e visitantes não sabem dessa curiosidade e podem ter seus planos prejudicados.

O Polígono das Secas é uma região geográfica definida e delimitada pela legislação brasileira, sendo marcado pela ocorrência do fenômeno da seca. Ele está localizado na região Nordeste e Sudeste do Brasil, abrangendo áreas de nove estados. É caracterizado, no geral, pelo baixo regime de chuvas e pela aridez do solo.

Além de “Roliúde Nordestina” e sede da “Festa do Bode Rei, uma das maiores festas juninas do país, a cidade de Cabaceiras, no interior da Paraíba, também é o lugar onde menos chove no Brasil. A média de chuva esperada por lá é de apenas 350 mm (milímetros) durante todo o ano.

Chile

Em março de 2015, graças ao fenômeno climático El Niño, a chuva caiu no deserto do Atacama (Chile) com a maior intensidade em 40 anos. Foram poucos milímetros, que não chegaram a lhe roubar o título de lugar mais seco do planeta (excluindo a Antártida).

Atacama

O Atacama é um deserto localizado na região norte do Chile, na América do Sul, sendo popularmente conhecido como o deserto mais seco da Terra e também o local cuja paisagem mais se assemelha à superfície de Marte.

Antártida Oriental

O lugar mais frio do mundo fica na região da Antártida Oriental, também chamada de Antártida Maior, uma das duas principais regiões do continente antártico, de acordo com um artigo de 2018 publicado na revista Geophysical Research Letters.