Qual foi a maior chuva já registrada no Brasil?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

O dado de Bertioga é, portanto, a maior chuva já registrada e documentada no Brasil, mas não necessariamente a maior já ocorrida. Oficialmente, a maior altura de chuva no Brasil pertence à cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, com um acumulado em 24 horas de 404,8 mm, em 15 de novembro de 1991.

Colômbia: o país com o maior volume de chuvas por ano
A Aquae afirma que a Colômbia é o país do mundo com o maior número de milímetros de precipitação por ano: 3.240 milímetros no total, devido à posição geográfica em que seu território está localizado.

O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e período. Nesse cálculo, 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Assim, no caso em que o volume de chuva registrado é de 600 mm, significa que choveu 600 litros de água para cada metro quadrado.

Entenda o que causou os 600 milímetros de chuva no litoral de São Paulo. A chuva excepcional que caiu sobre o litoral norte paulista no fim de semana atingiu o maior volume já observado no Brasil num curto período de tempo.

deserto costeiro do Atacama

Precisamente, o deserto costeiro do Atacama (Chile) é popularmente conhecido por ser o local mais seco do mundo, com uma precipitação média anual de 0,1 mm, e acredita-se mesmo que em algumas áreas não chove há cerca de 500 anos.

A cidade que mais chove no país, segundo a pesquisa da UFPB, é Belém, capital paraense. O Estado do Rio tem dois municípios em que o guarda-chuva é obrigatório: Nova Friburgo e Petrópolis, na Região Serrana. São Paulo possui outras duas no ranking: Praia Grande e Cubatão, no litoral.

O título de lugar mais chuvoso do mundo vai para Mawsynram, no estado de Meghalaya, na Índia. Recebe uma média surpreendente de 11.971 mm de chuva por ano.

O cálculo desse volume envolve apenas conceitos de geometria espacial e plana. Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros.

Segundo alguns internautas, o número indicaria o percentual do território que deverá receber a chuva, o que é incorreto. A Climatempo esclarece que o número revela as chances de chover no local em questão.

A quantidade de chuva é medida com relação ao metro quadrado. Assim, possivelmente teremos 200 mm de altura de água em um quadrado de um metro quadrado. Quanto isso significa em litros? Convertendo-se a altura para metros tem-se que 200 mm = 0,2 metros.

Pela mesma razão, a cidade em que mais choveu em todo o ano de 2022 no Brasil está localizada no Amazonas: o município de Tabatinga registrou a maior precipitação máxima anual, com 3.744 mm.

Há um dito popular de que Pelotas é a segunda cidade mais úmida do mundo, atrás apenas de Londres na Inglaterra. Os invernos são relativamente frios, com geadas freqüentes e ocorrência de nevoeiros. População: estimada em 350.000 habitantes.

Cabaceiras

A cidade que menos chove em todo o Brasil se chama Cabaceiras e ela faz parte da área geográfica de clima semiárido brasileiro, segundo o Ministério da Integração Nacional. Cabaceiras é uma cidade que fica na Paraíba, fazendo parte da Região Geográfica Imediata de Campina Grande.

Chuva fraca: menos de 2,5 mm/h. Chuva moderada: de 2,5 até 10 mm/h. Chova forte: de 10 até 50 mm/h. Chuva muito forte (violenta): a partir de 50 mm/h.

"Vejamos um exemplo do que essa probabilidade significa", diz o serviço meteorológico em sua definição. "Se a previsão para um determinado distrito diz que há 40% de probabilidade de chuva para esta tarde, isso significa que há 40% de chance de chover em algum lugar do distrito entre meio-dia e 18h", acrescenta.

Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba, Santos, Praia Grande e São Vicente foram as mais afetadas. Até o momento, são mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo estado.

Ceará registra chuvas em 160 municípios
A maior chuva registrada em 24 horas no Estado segue sendo a que ocorreu no Crato, em 16 de fevereiro de 2004, com 290 mm.

Segundo Nobre, as águas do litoral de São Paulo estavam entre 27ºC e 28ºC —1 grau acima da média. "O ar úmido que vem dos oceanos sobe pela serra do mar - que funciona como uma barreira - condensa, e forma-se as gotículas de chuva", diz o pesquisador da USP.

Além de “Roliúde Nordestina” e sede da “Festa do Bode Rei, uma das maiores festas juninas do país, a cidade de Cabaceiras, no interior da Paraíba, também é o lugar onde menos chove no Brasil. A média de chuva esperada por lá é de apenas 350 mm (milímetros) durante todo o ano.

#2 Apesar de ser coberta de gelo, a Antártida é tão ou mais seca que os desertos quentes. Isso acontece porque, como as temperaturas muito baixas, não há evaporação ou formação de nuvens.

Além da altitude, raramente chove na região. Isso ocorre porque as correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguem passar para o deserto, por causa de sua altitude. A Cordilheira dos Andes também atua como barreira, uma vez que a umidade vinda da Amazônia fica presa nessa barreira natural.