Qual foi a maior barriga de grávida do mundo?

Perguntado por: apimenta . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

Em 2022, a mãe vencedora tinha uma barriga com 57 centímetros. O recorde do concurso foi alcançado em 2015, com uma barriga de 63 centímetros.

Contudo, é um mito a ideia de que a barriga pontuda ou mais arredondada indica o sexo do bebê. Também não é certo afirmar que uma barriga grande acomoda um bebê maior, e uma barriga pequena, uma criança menor. Barrigas grandes com muito líquido amniótico podem carregar um bebê pequeno, por exemplo.

É importante saber que existem diversos fatores que influenciam no tamanho e na forma como será sua barriga durante a gravidez. Na grande maioria dos casos, isso é algo natural, pois cada pessoa é diferente da outra, carrega individualidades físicas e comportamentais que influenciam nesse processo.

Álcool, frituras e fast food no geral são os principais culpados pelo ganho de tecido adiposo no abdômen. Então, se você controlar seu apetite e conseguir manter um estilo de vida saudável graças a uma boa dieta, será mais fácil queimar gordura da barriga.

Barriga inchada e dura é sintoma de intolerância alimentar, gases ou consumo de álcool. Nos homens, costuma ser mais predominante, mas quando não passageira, tem a ver com retenção de gordura visceral, relacionada a estresse (cortisol), colesterol alto, hipertensão e síndrome metabólica.

Depois de dar à luz pequena Ava em apenas 2 minutos, a britânica Terri Light, 29 anos, notificou o Guinness World Records. "Num piscar de olhos", foi assim que a pequena Ava veio ao mundo. A mãe orgulhosa, Terri Light, 29 anos, não conseguia acreditar quando deu à luz sua caçula com apenas um empurrão.

Em 2009, Nadya Suleman, de 33 anos, atraiu as atenções do mundo ao um parto de oito bebés na Califórnia, nos EUA. Todos sobreviveram e eram até aqui os detentores do recorde do Guinness.

Leontina Albina, uma mulher brasileira, entrou para o Livro dos Recordes ao dar à luz 16 pares de gêmeos, sete conjuntos de trigêmeos e quatro conjuntos de quadrigêmeos. Ao todo, ela teve 64 filhos ao longo de sua vida.

Tombos e pancadas s ão as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. Especialistas também indicam que, no início da gestação, até 14 semanas, o útero ainda está dentro da pelve, isto é, ele não pode ser sentido ao apertar a barriga.

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

Essa rigidez éo útero que já está se expandindo para alojar o bebê. Com o passar das semanas, conforme ele vai se desenvolvendo e ganhando peso, a barriga vai crescendo, crescendo e o útero expandindo cada vez mais.

Por que a Barriga de Grávida Fica Dura? A barriga já começa a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar.

Sentir o bebê quando está deitada é mais nítido, mais fácil. Lá para as 24 semanas (sexto mês) , os movimentos ficam bem evidentes e dá para perceber a qualquer momento do dia, mesmo estando em pé. Desse momento até o final da gestação, os movimentos vão ficando cada vez mais evidentes. Se o bebê não senta firmemente.

As mamães que já passaram por uma gravidez geralmente percebem os movimentos mais cedo. É comum que por volta da 16ª semana a maioria já sinta o bebê. Vale lembrar, porém, que a sensação varia de mulher para mulher. Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.