Qual foi a lesão do Neymar?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Principal reforço do Al Hilal, da Arábia Saudita, Neymar foi diagnosticado com duas lesões na coxa direita, que devem atrasar sua estreia na nova equipe em até um mês e também prejudicar os planos do técnico Fernando Diniz na seleção brasileira.

Nesta terça-feira, o Paris Saint-Germain, após exames médicos, confirmou que Neymar teve uma lesão ligamentar no tornozelo direito. No último domingo, o craque brasileiro se machucou durante a vitória do time francês contra o Lille, em partida válida pela Ligue One, e deixou o gramado chorando.

O maior craque da seleção brasileira teve uma entorse no tornozelo direito após lance com Nikola Milenkovic e iniciou em campo mesmo tratamento com gelo. Neymar saiu do estádio andando, mas mancando bastante. Com meias pretas e chinelo, foi possível ver claramente o inchaço na região.

Em dezembro de 2020, a primeira lesão nos ligamentos do tornozelo, que tirou o craque de campo por cinco partidas pelo PSG. Em novembro de 2021, a segunda, mas mais grave. Atingido pelo volante Maçon, do Saint-Etienne, torceu o tornozelo. Tirado do jogo de maca, foi embora do estádio de muletas e bota ortopédica.

A torção ou entorse do tornozelo é uma lesão muito frequente, na qual os ligamentos são alongados até se romperem. Ela pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco ou degrau, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora – em geral, os mais acometidos.

Espera-se um período de três a quatro meses para seu retorno aos treinos coletivos - diz a nota oficial do clube francês.

Com 12 lesões na carreira desde que chegou à França, comprado por R$ 880 milhões, o craque da seleção brasileira já ficou 395 dias parado para tratamento e, agora, deve ficar de três a quatro meses de molho, de modo a não voltar mais na temporada.

Um ligamento demora em média 6 a 8 semanas para concluir o processo de cicatrização. No entanto a formação de uma cicatriza de boa qualidade depende de estímulos de tração fisiológica e carga que devem ser realizados de forma gradual e no tempo adequado em cada um dos pacientes.

Como dito anteriormente, na entorse de grau 3, os ligamentos são rompidos por completo. O médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, afirmou a entorse foi uma lesão ligamentar lateral, juntamente com um pequena edema ósseo.

Depende do grau da lesão, mas em média demora de 2 a 6 semanas. O tornozelo ja deve estar menos dolorido, o atleta deve estar correndo ou fazendo os movimentos do esporte específico sem dor, e alongamento, fortalecimento e propriocepção já devem ter sido iniciados na fisioterapia.

Para avaliar o tornozelo, os médicos tocam cuidadosamente o tornozelo para determinar onde a dor é mais intensa. Se tocar a pele sobre um ligamento causar dor intensa, provavelmente o ligamento está rompido. Se tocar a pele sobre um osso causar dor, o osso pode estar fraturado.

E a seleção brasileira tem sua própria "crio sauna", a câmara de criogenia, que resfria o corpo do atleta com nitrogênio em temperaturas que variam de -100ºC a -190ºC, sempre por no máximo três minutos.

Como tratar lesões nos ligamentos do tornozelo
Interromper a prática esportiva é o primeiro passo. Em seguida, a aplicação de gelo na região machucada. O esfriamento da área ajuda a controlar o edema e diminuir a dor”, explica Thiago.

“Ele quebrou duas vezes a base do quinto metatarso, à direita, em 2019 e 2018. Em 2021, ele teve uma torção no tornozelo esquerdo, que não tem relação, mas é comum em futebol.

Além da crioterapia e de sessões convencionais de fisioterapia, Neymar também faz uso de uma moderna bota ortopédica em seu tornozelo que mistura crioterapia e compressoterapia, como mostrou o craque brasileiro em publicação em suas redes sociais.

terceira vértebra lombar

Neymar está fora da Copa do Mundo. O jogador sofreu uma fratura na região da coluna, na terceira vértebra lombar, depois de tomar uma pancada nas costas de Zuñiga, no jogo diante da Colômbia, nesta sexta-feira, no estádio Castelão.

O brasileiro sofreu dura entrada de Camilo Zúñiga no segundo tempo das quartas de final da Copa do Mundo de 2014, no Castelão, em Fortaleza, e precisou deixar o campo de maca.

Na maioria das entorses de menor gravidade (grau I), as queixas possuem uma duração entre 2 a 3 dias, até cerca de duas semanas nas entorses de maior gravidade (grau II e grau III). O tempo de recuperação para curar um entorse pode ir de semanas a meses e depende da gravidade da lesão e do tratamento instituído.

Em média, a recuperação se processa em quatro semanas, embora variável em função da gravidade da entorse.