Qual foi a invenção dos sumérios para registrar as informações?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones.

A primeira forma de escrita: o cuneiforme
A escrita mais antiga conhecida foi a desenvolvida pelos sumérios por volta de 3200 a.C. Chamada de cuneiforme por causa dos sinais terem a forma de cunha, ela era usada para os registros de negócios, colheitas e tributos.

A invenção dessa forma de escrita foi a maior contribuição dos sumérios para a humanidade e decorreu da necessidade de contabilizar e fazer o registro dos afazeres relacionados à manutenção do palácio real e de questões relativas ao registro de mercadorias do comércio.

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia.

sumérios

O Zigurate é uma forma de templo, criado pelos sumérios, e comuns para babilônios e assírios. Era uma estrutura maciça em forma de pirâmide com vários andares sobrepostos, com um templo no topo.

Mas, voltando para o Mediterrâneo e para os Sumérios, evidências arqueológicas destacaram que esses povos desenvolveram um calendário baseado na observação lunar, com 12 ciclos lunares que alternavam entre 29 e 30 dias.

A primeira escritura pública registrada em um livro foi uma compra e venda que está descrita na Bíblia no livro de Gênesis, capitulo 23. No relato bíblico, Abraão compra o campo de Macpela, na terra de Canaã, para sepultar sua esposa Sara.

Os sumérios, que habitavam a Mesopotâmia (povos que viveram antes dos assírios e babilônios na mesma região), desenvolveram a escrita cuneiforme. O termo vem de cunha, que era uma pequena ferramenta de entalhe, a "caneta" da quele tempo, que gravava símbolos em plaquinhas de cerâmica.

As primeiras invenções consideradas tecnológicas datam de dois milhões de anos antes de Cristo, podemos citar entre esses instrumentos criados o machado e a lança, feitos para se defender dos animais e facilitar a vida.

Vale ressaltar que há grandes descobertas ao longo da história que vão desde a descoberta do fogo, passando pela criação da roda e invenção da escrita, até a descoberta do DNA e criação da internet.

Assim, entre As 100 maiores invenções da história estão também o vaso sanitário, o fio, a anestesia, a navegação a vela, o preservativo, o tijolo, a lanterna elétrica, a tinta, o arame farpado, a pilha, a ceifadeira, o sprinkler… No topo da lista está, é claro, a roda.

O maior legado deixado pelos sumérios foi o desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade, por volta de 3000 a.C. Essa forma de escrita recebeu o nome de escrita cuneiforme e era realizada em blocos de argila a partir de um instrumento pontiagudo chamado cunha.

A escrita surge como necessidade do desenvolvimento da economia e da sociedade que estavam ocorrendo principalmente no Oriente Médio. A primeira forma de escrita registrada nesta localidade é a cuneiforme que evoluiu dos registros de tempo de trabalho.

A história da escrita começou no período da pré-história, quando os homens faziam desenhos na parede das cavernas como uma forma de se comunicar. Esses desenhos, chamados de pinturas rupestres, consistiam na transmissão de ideias desses povos, pois representavam seus desejos e necessidades.

A escrita cuneiforme nasceu com uma finalidade económica, mas foi igualmente usada para narrar as façanhas dos soberanos, compilar vocabulários, assinar tratados políticos ou recolher textos científicos. O seu final está ligado ao destino da língua acadiana, a última civilização a usá-la.

Os hieróglifos são um dos primeiros sistemas de escrita do mundo, criados e utilizados por volta de 3000 A.C. pelos egípcios.

O uso da escrita deu início a um tipo de comunicação que tornava possível entrar em contato com mensagens produzidas por pessoas que haviam morrido há séculos, ou distantes milhares de quilômetros. Sabe-se que a escrita surgiu em diferentes lugares, tornando-se um poderoso apoio para a memória humana.

Naturalmente os sacerdotes gozavam de uma reputação especial na sociedade suméria. Além disso, os zigurates serviam de depósito de cereais, moradia de governantes, biblioteca e servia para a observação do céu e das estrelas e dos níveis das enchentes dos rios (Tigre e Eufrates).

O Zigurate era um templo em formato de pirâmide com função religiosa na Mesopotâmia. O zigurate era uma espécie de templo construído pelos assírios, babilônios e sumérios, povos da Antiga Mesopotâmia.

O Zigurate é uma construção arquitetónica de carácter religioso que combina um templo com uma torre, edificado na Mesopotâmia Antiga entre o 4.º milénio a.

A forma mais antiga de escrita já encontrada é uma pequena tábua de calcário com símbolos pictográficos que data de cerca de 3500 a.C. O artefato é conhecido como “tabuinha de Kish”, e foi encontrada em uma antiga cidade suméria com o mesmo nome, no atual Iraque.