Qual foi a importância da descoberta do fogo para a humanidade?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Além de fornecer conforto térmico e melhorar a preparação de alimentos, ele desde cedo foi usado em rituais dos mais diferentes povos, na fabricação de armas (até os dias atuais), na produção de novos materiais (ajudando a fundir metais, por exemplo) e como fonte de calor para máquinas térmicas.

Humanos começaram a usar o fogo REGULARMENTE há 350 mil anos atrás em Israel. Os seres humanos começaram a usar fogo habitualmente há apenas 350.000 ~ 320.000 anos atrás, no Pleistoceno Médio, de acordo com uma análise de detritos de sílex encontrados em uma caverna em Israel.

Um dos primeiros capítulos da história do fogo foi o atrito entre dois pedaços de madeira, que só foi escrito muito depois. Isso porque o homem viu que saíam faíscas de dois galhos que se esfregavam com o vento. Segundo pesquisas arqueológicas, os povos primitivos começaram a produzir fogo no período neolítico.

A evolução é a chave para entendermos a história da vida no nosso planeta, uma vez que é através dela que compreendemos as modificações de formas de vida no decorrer do tempo.

Sem o fogo, os campos crescem e ficam secos, dificultando o pastoreio e acumulando uma grande quantidade de biomassa seca. Assim, ao longo do tempo, os campos passam a ficar 'sujos', termo utilizado pelos proprietários ao se referirem aos campos com vegetação lenhosa.

Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos. Esse período é conhecido como Idade da Pedra Lascada, por causa da produção de objetos lascados em pedras. No final do Paleolítico, ocorreu a descoberta e o controle do fogo.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

A primeira forma de energia que o homem conseguiu dominar foi o fogo. O Homem sempre necessitou do fogo para se aquecer, cozinhar, iluminar e se proteger. Antigamente, juntavam um montinho de mato seco, dois pedaços de madeira, que friccionados, esquentavam rapidamente, queimando o mato seco com seu calor.

O domínio do fogo foi uma das maiores conquistas do homem paleolítico. A princípio era feito pela queda de raios, porém, com o passar dos tempos, a humanidade aprendeu a provocar o fogo pelo atrito entre as pedras ou madeiras.

A primeira forma de energia que o homem descobriu foi o fogo que ele utilizou para aquecer, cozinhar, iluminar, etc. De inicio para alimentar o fogo o homem utilizou lenha, que depois foi substituído por carvão mineral.

Para entender o fogo, temos que saber a função de cada componente necessário :

  • Comburente. É o elemento que ativa e da vida a combustão. ...
  • Combústivel. É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão. ...
  • Calor. ...
  • Reação Química em Cadeia.

Resumo sobre o período Neolítico
As principais características do Neolítico são: sedentarização, produção agrícola, uso da pedra polida e surgimento das primeiras cidades. A agricultura possibilitou o aumento na produção de alimentos, o que provocou aumento populacional.

A seleção natural é um importante mecanismo de evolução proposto por Darwin. Ela garante que os organismos mais aptos a viver em determinado ambiente sejam selecionados. A seleção natural é um dos principais mecanismos da evolução.

A agricultura, a domesticação dos animais e as técnicas de controle do meio ambiente permitiram ao homem permanecer num mesmo lugar por mais tempo.

Em resumo, a evolução por seleção natural é resultado direto de três fatores: variação, reprodução diferenciada e hereditariedade.

Benefícios: esquenta (usado em chaminés, por exemplo), preparar comida (fritar, cozinhar, ...), máquinas movidas a vapor. Malefícios: queimam coisas e machucam.