Qual foi a igreja fundada por Pedro?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulos. É considerado o fundador da Igreja Cristã em Roma e o seu primeiro papa.

Pedro foi considerado como um dos pilares da primeira Igreja, juntamente com Tiago e João. Após a crucificação e ressurreição de Cristo, Pedro começou a pregar sua própria versão dos ensinamentos a todos os que ele encontrava. Ele começou a assumir a posição de líder e reuniu um grupo de seguidores.

apóstolo Pedro

A Igreja Católica, também conhecida como Igreja Católica Apostólica Romana é uma igreja fundada de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo e que tem o apóstolo Pedro como figura de destaque, pois foi através dele que a Igreja começou a ser edificada (Mateus 16:18).

A religião. Para alguns historiadores, a fundação da Igreja Católica é responsabilidade, na verdade, do Imperador Constantino. Ela a teria fundado em um momento em que o Império Romano estava se desfazendo, por volta de 325 d.C., e a nova religião poderia uni-lo novamente.

Seu culto era espiritual e interno. Quando se opunham de pé e oravam de olhos fechados, suas orações não eram dirigidas a nenhum objeto visível. Para as autoridades romanas, acostumadas às manifestações materiais simbólica de seu deus, isto nada mais era do que ateísmo.

Jesus vai elogiar e exaltar aquilo que Pedro está dizendo: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (cf. Mateus 16,17-18).

Historiadores e as Igrejas Católica e Ortodoxa consideram Pedro como o primeiro bispo de Roma [4] [5] [6] e, por isso, o primeiro papa, e também como o primeiro bispo e patriarca da Igreja de Antioquia, [7] tendo sido seu fundador. São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulos.

Arqueólogos encontram, no norte da Jordânia, a primeira igreja cristã do mundo. Pesquisadores acreditam que local abrigou os discípulos de Jesus Cristo. Área serviu de abrigo para oração para os cristãos quando sua religião ainda era perseguida.

Pela tradição católica, o primeiro papa foi o homem que tem sua imagem ali impressa: Pedro, um dos doze homens que foram escolhidos pelo próprio Jesus Cristo para acompanhá-lo e auxiliá-lo em suas andanças repletas de pregações e relatos de milagres.

A Igreja Católica firmou-se entre os povos germânicos a partir da conversão de Clóvis, rei dos francos no século VI. Esse primeiro momento de estabelecimento da Igreja deveu-se muito a algumas personalidades, como Santo Agostinho, Santo Atanásio, São Jerônimo, Gregório Magno etc.

Pedro era pescador e trabalhava com o irmão e o pai. Por indicação de João Batista, Pedro foi levado por seu irmão André para conhecer Jesus Cristo. No primeiro encontro, Jesus Cristo o chamou de Kepha (pedra, em aramaico e Petros em grego), para expressar firmeza, pois seria escolhido o líder dos apóstolos.

Igreja do Latrão

Pelo ano 320, aí foi construída uma igreja, a Igreja do Latrão, a primeira de todas as igrejas do Ocidente, por data e por dignidade.

“A Igreja nasce do querer de Jesus Cristo, sob o alicerce dos apóstolos, confiando-a à pessoa de Pedro”, explicou, fazendo referência às palavras de Jesus a Simão: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18-19a).

O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia).

Para alguns historiadores, a fundação da Igreja Católica é responsabilidade, na verdade, do Imperador Constantino. Ela a teria fundado em um momento em que o Império Romano estava se desfazendo, por volta de 325 d.C., e a nova religião poderia uni-lo novamente. Constantino. Imperador romano (288-337 d.C.).

A Igreja Católica constitui uma reunião de seis ritos, que estão subdivididos em 23 igrejas, e todas reconhecem o primado do papa. O maior é o latino, de que faz parte o latino-romano, este que habitualmente reconhecemos no Brasil como sendo a “Igreja Católica”.

San Giovanni in Laterano (em italiano) ou Arquibasílica Papal de São João de Latrão é – apenas – a Sé (sede) Episcopal oficial do bispo de Roma, o Papa, por isso a igreja está acima até mesmo da Basílica de São Pedro.

Assembleia de Deus

A primeira e maior igreja evangélica criada no país foi a Assembleia de Deus, fundada no ano de 1911 em Belém do Pará, pelos missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar ...

As origens dos protestantes. A corrente religiosa conhecida no Brasil como evangélica deriva de um movimento que começou oficialmente em 1517. Naquele ano do século 16, o monge católico e teólogo alemão Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja em Wittenberg (Alemanha) suas "95 Teses".

Também não duvida do papel de liderança de Pedro na Igreja primitiva.

O Papa Francisco explicou, durante a homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta, os motivos pelos quais Jesus escolheu São Pedro como o primeiro Papa da Igreja, uma decisão que poderia parecer contraditória, levando em consideração que alguns dias antes da sua eleição o havia negado.