Qual foi a guerra que os Estados Unidos perdeu?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Guerra do Vietnã

Guerra do Vietnã, 50 anos depois: 7 razões para a derrota dos EUA.

A pressão para a saída dos EUA era grande. Mesmo depois de uma vitória do ponto de vista tático, sem o braço político a guerra era insustentável. A estratégia americana foi treinar os sul-vietnamitas para que eles pudessem terminar a guerra sozinhos agora com o Norte enfraquecido.

Guerra da Cisplatina

O Brasil já perdeu alguma guerra? Já. O Brasil ganhou todos os confrontos que travou, menos um, em que apanhou feio. Na Guerra da Cisplatina, de 1825 a 1828, o país foi derrotado por uma aliança de argentinos e uruguaios.

A Guerra do Vietnã foi motivada por questões ideológicas entre dois governos vietnamitas e contou com a participação direta dos Estados Unidos. A Guerra do Vietnã foi um conflito entre o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul, no período de 1959 a 1975.

A aliança dos Países Aliados que contava com França, Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética, saiu vencedora da Segunda Guerra Mundial.

O ataque à base naval de Pearl Harbor, realizado pelo Japão em 1941, levou à entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. O ataque japonês contra a base naval de Pearl Harbor, localizada no Havaí, em 7 de dezembro de 1941, levou à entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Em julho de 1945, foi estipulado na Conferência de Potsdam que o Vietnã seria dividido em duas zonas de influência, pois os franceses não tinham força suficiente para ocupar o território. Assim foi estabelecido o Paralelo 17, que determinou que o norte do país seria ocupado por chineses, e o sul, por britânicos.

O fim da guerra veio em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

Segundo estatísticas incompletas, no final da Segunda Guerra Mundial entre 1945 a 2001, ocorreram 248 conflitos armados em 153 regiões do mundo, dos quais 201 foram iniciados pelos Estados Unidos, representando aproximadamente 81%.

Estados Unidos

A Guerra Fria terminou com a Queda do Muro de Berlim, em 1989, e o fim da União Soviética, em 1991. Os Estados Unidos saíram vencedores deste conflito.

Em todo o mundo, o produto interno bruto 2022 foi de 12.025 dólares per capita. Em contraste, o PIB do Vietnã atingiu 3.954 euros por habitante, ou 388,23 bilhões de dólares para o país como um todo. Isto coloca atualmente o Vietnã no 36º lugar entre as principais economias.

Mais de 58 mil militares americanos morreram no Vietnã ou desapareceram em ação. O número preciso varia de 58.132 a 58.226, conforme as fontes. Mais da metade deles tinha menos de 21 anos de idade. Pelo menos 211.471 ficaram fisicamente feridos, dentre os quais dezenas de milhares sofreram mutilações permanentes.

Vietnã do Norte e Vietnã do Sul
Tudo apontava que este seria vencido pela facção comunista. Diante deste quadro, o primeiro-ministro Ngo Dinh Diem (1901-1963), apoiado pelos EUA, aplica um golpe militar em 1955, provocando uma guerra civil entre as forças do Sul e do Norte.

A Guerra do Paraguai, ou Guerra contra a Tríplice Aliança, foi o maior e mais letal conflito armado ocorrido na América Latina. Entre 1864 e 1870, Brasil, Argentina e Uruguai, formando a Tríplice Aliança, guerrearam contra o Paraguai liderado por Solano López.

Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população.

1 de novembro de 1955 – 30 de abril de 1975

Hanói

EduardoPLopes. Os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial por terem sido atacados pelo Império Japonês em Pearl Harbor em 7 de Dezembro de 1941.

Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.

Segunda Guerra Mundial

O mais correto seria dizer que o Brasil conseguiu grandes vitórias em pequenas batalhas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A Força Expedicionária Brasileira (FEB), que contava com 25 mil pracinhas, entrou em combate na Europa a partir do segundo semestre de 1944.

A Alemanha iniciou a Segunda Guerra Mundial ao invadir a Polônia, no dia 1 de setembro de 1939. Nos anos seguintes, a Alemanha invadiu outros onze países. A maior parte dos judeus europeus vivia em países que a Alemanha viria a ocupar, ou influenciar, durante a segunda Guerra Mundial.