Qual foi a guerra que Josué perdeu?

Perguntado por: amoreiras . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Josué pede a ajuda de Deus após sonhar que perde batalha contra cananeus.

Josué lidera seus homens para mais uma batalha, conforme as ordens do Senhor. Durante o confronto, Deus se mostra ao lado de Seu povo e lança bolas de fogo do céu contra exército de Adonizedeque e garantir vitória de Israel.

Batalha contra os Amalequitas
Josué liderou o povo hebreu na luta contra os Amalequitas.

Josué pede a ajuda de Deus após sonhar que perde batalha contra cananeus.

A batalha de Refidim
O acampamento israelita em Refidim foi palco da primeira batalha enfrentada pelo povo de Israel assim que se livrou do Egito. Essa batalha também foi a primeira liderada pelo jovem Josué.

Segundo o estudo sobre a cidade de Jericó, a região foi devastada porque, quando Moisés morreu, coube a Josué dar continuidade na missão de conquistar Canaã e estabelecer assentados israelitas naquela região que, inclusive, era uma ordem divina.

Após a conquista de Jericó, Josué os esconjurou dizendo “Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó, sobre seu primogênito a fundará, e sobre o seu filho mais novo lhe porá as portas” (Js 6,26:27).

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano.

8 Josué, filho de Num, servo do Senhor, morreu com a idade de cento e dez anos.

Josué 9: Enganados pelos Gibeonitas.

"Em cinco ou seis anos, Josué derrotou 31 reis e conquistou 31 reinos, desde os confins do Egito até o Líbano.

Israel está perdendo a guerra não apenas porque não conseguirá, ao fim de sucessivas batalhas, viver em segurança, mas porque, à força de querer manter a todo custo a sua dominação colonial sobre um outro povo, corre o risco de realizar outra profecia, a de Henry Kissinger, de que em alguns anos já não haverá Israel.

A conflituosa relação entre hebreus e romanos chegou ao seu fim quando os exércitos romanos esmagaram estes levantes e expulsaram os hebreus de Jerusalém, em 70 a.C..

E tendo em vista que Calebe foi o principal escriba que o acompanhou, podemos supor que eram da mesma idade quando fizeram parte da primeira missão de reconhecimento em Canaã 40 anos antes, dessa forma, é provável que Josué tivesse 80 anos quando entraram na Terra Prometida.

Não houve um sucessor de Josué em Israel, pelo menos não nos mesmos moldes de sua liderança e da liderança de Moisés, antes dele. Josué foi escolhido por Deus para suceder Moisés na liderança do povo de Israel já no final do período de peregrinação pelo deserto.

Josué morre nos braços de Aruna após declarar o seu amor.

As vitórias de Josué
11 Matou à espada todos os que nela estavam. Exterminou-os totalmente, sem poupar nada que respirasse, e incendiou Hazor. 12 conquistou todas essas cidades e matou à espada os reis que as governavam. Destruiu-as totalmente, como Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado.

Outras vezes são simplesmente muralhas, como as que enfrentaria o povo de Israel, em Jericó, cujos habitantes eram pagãos e devassos. Deus não queria que os israelenses se contaminassem. A saída seria derrubar todas as muralhas, porque o Senhor quer o melhor para seu povo.

Possui mais de 10 mil anos. Foi a primeira cidade conquistada por Josué, sucessor de Moisés, logo após ter cruzado o Rio Jordão conduzindo o povo de Israel que voltava da escravidão do Egito em busca da Terra Prometida.

Quando aproximaram à terra, o novo líder dos israelitas mandou espiões para a cidade fortificada de Jericó, e eles voltaram com um relatório positivo (2:1,23-24). O povo atravessou o rio Jordão e colocou pedras como memorial do milagre que Deus fez para conduzi-lo à terra (capítulos 3 e 4).