Qual foi a frase que Sócrates disse antes de morrer?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Eu afirmo a vocês, meus carrascos, que, tão pronto esteja morto, a vingança fará tombar sobre vocês, uma punição bem mais dolorosa do que a minha morte. Vocês me condenaram à morte na crença de que, por meio dela, se livrarão da crítica à sua conduta, mas eu afirmo, o resultado será exatamente o oposto.

A um homem bom não é possível que ocorra nenhum mal, nem em vida nem em morte. Uma vida sem busca não é digna de ser vivida. Às vezes na vida devemos nos jogar em vez de se reprimir. Só sei que nada sei.

só sei que nada sei

É certo que “só sei que nada sei” vai ao encontro de sua filosofia. A frase, compreendida como algo bom, resume da importância dada por ele ao pensamento crítico, à incerteza e à tomada de consciência da própria ignorância.

Ele acreditava na imortalidade da alma e que ele próprio recebeu em sua vida uma missão do deus Apolo para que ele defendesse o Conhece-te a Ti Mesmo.

Platão (427-347 a.C.)
Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.

As Três Peneiras de Sócrates: da Verdade, bondade e a da necessidade.

Para desconcerto geral, Sócrates define o amor como sendo a busca da beleza e do bem. E sendo assim, ele mesmo não pode ser belo nem bom. Quem ama, deseja algo que não tem. Quando se tem, não se deseja mais, ou se se deseja, deseja manter no futuro, o que significa que não o tem.

Ao proferir a frase "Só sei que nada sei", Sócrates reconhece a sua própria ignorância. Através do paradoxo socrático, o filósofo negava categoricamente o posto de professor ou grande sabedor de qualquer conhecimento. A lógica é simples: ao afirmar que nada sabe, ratifica o fato de que também nada tem para ensinar.

O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa tudo o que diz.”

Para ele o conhecimento é limitado pela ignorância. Acusaram no de corromper a mocidade, de desrespeitar os deuses e da prática de inovações religiosas. Ele foi preso e conduzido a julgamento. Obrigado a ingerir um veneno de uma planta conhecida como cicuta, que contem um alcalóide a coniína.

A Filosofia de Sócrates e os Pré-Socráticos
Sócrates ensinava os homens a pensarem por si mesmos, o que sabemos nunca foi bom para nenhum governo.

Normalmente atribuída ao filósofo grego Sócrates (479-399 a.C.), a frase “conhece-te a ti mesmo” é, na verdade, a inscrição que se via na entrada do Oráculo de Delfos.

Tanto Sócrates quanto Jesus viam que só o conhecimento libertaria o homem do hedonismo e outras fontes de prazeres ilusórios, mostrando ao homem que só a justiça realmente poderia nos traze a felicidade e a consciência tranquila.

Assim como Sócrates, Jesus instigava seus discípulos a desenvolver a arte de pensar e, para isso, usava a arte da dúvida. Eles possuíam tanta autoconfiança no que diziam, por acreditarem falar em nome de alguém que era maior do que eles, que tanto arrebatavam quanto irritavam seus ouvintes.

Jesus foi um homem que em toda sua obra fez menção do termo “justiça” como um princípio vital ao homem. Atrelando sua concepção a diversas outras virtudes, mostrou que na vida do ser humano é preciso usufruir dos bons sentimentos como causa de realização própria.