Qual foi a frase mais famosa de Sócrates?

Perguntado por: nrodrigues . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

só sei que nada sei

Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.

Para Sócrates, ao contrário do que afirmava toda a mitologia grega, não existiam deuses, mas sim, um Deus interior, aquele que regia nossos pensamentos e dava condição para que pudéssemos ser pessoas mais virtuosas.

Sócrates não temia a morte e estava preparado para o encontro com ela. Durante sua vida, rejeitou os excessos que considerava prejudiciais para o bem viver: os excessos do poder, do ter e do querer; e abraçou aquilo que realmente importava: a sabedoria, o bem e o belo.

"Só sei que nada sei." (Sócrates)
A frase dita por Sócrates (469 a.C.-399 a.C.) é, provavelmente, a frase mais famosa da história da filosofia. Nela, Sócrates chama a atenção para a sabedoria contida na ignorância. Para ele, não saber é muito melhor que saber mal.

Freud: frases
Veja a seguir algumas delas: “Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa autoestima, primeiro tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas.” “Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.” “O pensamento é o ensaio da ação.”

Sócrates defendia a busca do conhecimento, a liberdade de pensamento e de expressão. E, por isso, foi condenado à morte, obrigado a tomar veneno. Veja no resumo: A importância do pensamento inovador e das metodologias utilizadas na Filosofia de Sócrates está na ruptura que ele provocou.

Para desconcerto geral, Sócrates define o amor como sendo a busca da beleza e do bem. E sendo assim, ele mesmo não pode ser belo nem bom. Quem ama, deseja algo que não tem. Quando se tem, não se deseja mais, ou se se deseja, deseja manter no futuro, o que significa que não o tem.

Sócrates aconselhava a levar uma vida refletida, uma vida sem autoexame não deveria ser vivida. Como ser dotado de razão, o humano não deveria viver a esmo. O virtuoso ou sábio ideal, para Sócrates, é o perito na arte de viver. Quem domina esta suposta arte não precisa de sorte para ser bem-sucedido.

Assim, a frase "só sei que nada sei" representa uma sabedoria semelhante à alcançada após o primeiro movimento do método socrático (a ironia). Para o filósofo, saber que não se sabe é preferível a saber mal. Ainda que seja pouca coisa: não acredito saber aquilo que não sei.

Conheça algumas das principais frases de Sócrates: “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. “Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem”. “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna, é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”.

“A amizade é uma igualdade harmoniosa.” “Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo.” “O riso afasta o medo e quem não tem medo não tem fé.” “Os homens são miseráveis, porque não sabem ver nem entender os bens que estão ao seu alcance.”

Tales de Mileto

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia.

Explicação:Sócrates não deixou nada escrito pois acreditava que as ideias escritas se degeneravam e caiam no esquecimento, então, como Cristo repetiu posteriormente, ele expunha seus pensamentos em diálogos com os seus contemporâneos. Outro motivo está relacionado ao seu método de filosofar.

Tales de Mileto

O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, a água era a origem única de todas as coisas. Ele acreditava que era possível ver a água em tudo. Se tudo era água, tudo era um por conclusão lógica.

Depois da condenação à morte de Sócrates, em 399 a.C., desiludido com a democracia ateniense, Platão abandona Atenas durante doze anos. Refugiou-se em Mégara com alguns amigos, num círculo de estudos em torno de Euclides, descípulo socrático e o pai da geometria, e aí permaneceu cerca de três anos.

Nesta história, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses, e portanto foi condenado a morrer tomando cicuta. Sócrates usa sua morte como uma lição final para seus pupilos, ao invés de fugir quando a oportunidade surgiu, e encara a morte calmamente.