Qual foi a febre mais alta já registrada?

Perguntado por: lfrutuoso9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

A temperatura mais alta já registrada na Terra foi de 56,7°C, em julho de 1913, no Vale da Morte, no meio do deserto do Mojave, na Califórnia (EUA). Parece estranho que esse recorde de 109 anos ainda não tenha sido quebrado, e, de fato, essa marca tem suas controvérsias.

Teoricamente, o zero absoluto é atingido quando não há mais movimento algum das partículas de alguma substância ou corpo. A temperatura em Celsius que corresponde ao zero absoluto é -273,15 °C.

A febre é um dos sintomas da covid-19, das gripes incluindo a H3N2 e de muitas outras doenças. Quando ela aparece é preciso ficar de olho no termômetro. Quando a temperatura atinge a marca de 40 graus, o quadro é perigoso e o paciente deve procurar um médico.

Quando a temperatura corporal passa dos 45ºC, a morte já é quase certa. Nem sempre é a temperatura externa a causadora de um quadro de hipertermia. Na verdade, na maior parte das vezes essa situação emerge de uma febre muito intensa, ocasionada pela batalha do organismo para repelir micróbios invasores.

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais.

A temperatura para febre acima de 39,4ºC pode indicar uma infecção bacteriana, principalmente se for acompanhada de calafrios. Além disso, a febre alta é capaz de desencadear convulsão febril em crianças de seis meses a três anos que tenham predisposição genética e febre repentina7.

Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos.

Convulsões febris são convulsões desencadeadas por uma febre de, pelo menos, 38 ºC. A maioria das convulsões febris são inofensivas e causadas por febre devido a uma infecção leve. Menos frequentemente, uma convulsão febril pode ser o primeiro sinal de um distúrbio neurológico ainda não reconhecido.

Os cientistas apontam que chegaram bem perto com os 4 trilhões de graus Celsius.

cabeça

A cabeça concentra a maior temperatura do corpo; na testa, o calor chega a 50 graus.

Com a temperatura de 28 e 30°C, acontece a perda de consciência. E se a temperatura chegar a 23°C chegar nos órgãos internos, isso é fatal para eles.

Via de regra, até 72 horas de febre é considerado normal se não houver sintomas de alarme e a criança estiver bem”, explica a pediatra. Quando se trata de bebês muito pequenos, no entanto, é importante aumentar a prudência, já que eles são considerados um grupo de risco1.

Tome banho com água morna; Beba bastante água e líquidos em geral.

Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.

aumento ligeiro – vai dos 37,1 aos 37,5°C. A dica é tirar uma camada de roupa e dar um banho de água morna. febre – mais de 37,8°C (no ânus) ou mais de 38°C (na axila). Os pais devem entrar em contato com o pediatra.

Geralmente quando ela surge, já é um sinal de alerta. Mas, quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35 º C ocorre a hipotermia, condição que requer tanta atenção quanto a febre. Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C.

Normalmente, a temperatura interna do corpo fica entre 36,5 ºC e 37,5 ºC. Considera-se febre a elevação da temperatura do corpo a pelo menos 37,8 ºC.

Se a temperatura mantiver alta, utilizar antitérmicos”, recomenda Dra. Ana. Vale lembrar que, não somente nos casos de 40 graus de febre, mas em todos os casos de febre alta, é fundamental estar em contato com o seu pediatra de confiança.