Qual foi a fé de Jó?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Jó considerava seu sofrimento como uma prova de fé no Senhor e do seu amor por Ele. Sua prova era semelhante aquela de Abraão, quando lhe foi ordenado sacrificar seu filho Isaque.

Ao longo de todas as suas provações, Jó manteve sua integridade e sua confiança em Deus, mesmo quando alguém o instou a “[amaldiçoar] a Deus, e [morrer]” (Jó 2:9).

O Senhor honra a obediência de Jó e restaura sua saúde, felicidade e prosperidade de forma muito maior do que sua situação anterior. ”Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo quanto antes possuíra” (Jó 42:10).

De acordo com os versículos 9–10, o que Satanás alegou sobre Jó? (Satanás alegou que Jó temia e adorava a Deus somente porque o Senhor o havia abençoado e protegido.)

1 Depois disso o Senhor respondeu a de um redemoinho, e disse: 2 Quem é este que obscurece o conselho com palavras sem conhecimento? 3 Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me farás saber. 4 Onde estavas tu, quando eu afundava a terra?

Palavras-chave: Livro de Jó; Redenção; Reconciliação; Salvação.

A inanição de Deus, seu indiferentismo, fere a racionalidade de Jó, para não dizer da sua fé. Sua “apatia” é causadora dos tormentos de Jó.

A maioria dos estudiosos da Bíblia estão cientes de que o livro de Jó se relaciona com o problema do sofrimento e particularmente com o sofrimento humano inocente. Jó não entende porque está sofrendo e assim está posto o cenário para uma discussão do problema do sofrimento humano em geral.

Jó 38.1-3: O desafio de Deus a Jó
Deus começa sua comunicação com Jó com uma repreensão e um desafio. Ele questiona Jó, perguntando-lhe se ele realmente entende as coisas que questiona e se pode explicar o funcionamento do universo.

A expressão “paciência de Jó”, portanto, embora às vezes empregada com a intenção de fazer graça, tem um significado eloquente, por se tratar de uma história na qual a grande protagonista é, na verdade, a capacidade de acreditar e de perseverar na fé.

Não se sabe ao certo quando o Livro de Jó foi escrito, por quem, nem quando este personagem bíblico teria existido. Alguns apostam em Moisés como o criador desta história, outros pesquisadores apontam para a possibilidade de um dos sábios ancestrais, talvez até mesmo Salomão, ter composto esta narrativa bíblica.

A oração de Jó para que seus amigos fossem abençoados era a chave para a sua própria restauração. Jó 42.10: “Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.” Quando Jó orou por seus amigos, a punição deles foi removida.

Quando Jó tentou defender-se e assegurar sua retidão, esses “amigos” o acusaram de estar vangloriando-se. Jó explicou que sabia que muitos homens iníquos não sofriam o tipo de punição que ele estava recebendo. Os “amigos” responderam incentivando-o a arrepender-se para que Deus removesse suas tribulações.

1 Assim, na verdade, ó , ouve as minhas razões, e dá ouvidos a todas as minhas palavras. 2 Eis que já abri a minha boca; já falou a minha língua dentro da minha boca. 3 As minhas razões sairão da sinceridade do meu coração, e o puro conhecimento, dos meus lábios.

O sofrimento de Jó durou alguns meses, segundo pode-se interpretar na Bíblia Sagrada. Ele ocorreu em algumas fases, sendo que durante a primeira (Jó 1:13-19) todos os fatos aparentam ter ocorrido no mesmo dia. Em Jó 1:13-19 ocorre a morte de seus filhos, de animais e diversas perdas.

A integridade é revelar toda a verdade e nada mais que a verdade. Creio que o Senhor pode tolerar nossas fraquezas e nossos erros, desde que demonstremos o desejo e o empenho de nos arrepender. Esse é o propósito da Expiação.

A história de Jó nos ensina que, mesmo em momentos de profundo sofrimento, devemos manter nossa fé em Deus e nunca desistir de buscar Sua ajuda e Sua verdade. Mesmo quando parece que tudo está perdido, Deus pode e irá restaurar nossas vidas.

A resposta primeira de Jó é uma defesa das acusações insinuadas e das acusações de forma direta contra ele. Não haveria necessidades, da parte de Jó, em se defender, mas ao se defender, nos possibilitou conhecer a sua mente, sua vida, seus pensamentos e a sua consciência as quais eram retas e perfeitas diante de Deus.

1 Então respondeu ao SENHOR, dizendo: 2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. 3 Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.

Significa hostilizado e indica uma pessoa paciente diante das adversidades. Refere-se ao patriarca bíblico que sofreu muito mas nunca se voltou contra Deus. Não é um nome que traga uma vibração de alegria.