Qual foi a fé de Jacó?

Perguntado por: uveiga . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

No final das contas, Jacó recebeu tudo o que Deus prometera, não porque ele merecia, mas porque Deus é fiel em tudo, e sempre cumpre sua palavra. O próprio Jacó, escolhido e privilegiado, demorou muito para perceber a fidelidade do Senhor.

Porque Jacó era um investimento de alto risco de Deus: podia dar ou não dar certo. Deus não queria Jacó, ele queria o Israel que tinha dentro de Jacó.

Saiba mais sobre nós. Jacó vê anjos — Ele pede a Deus que o proteja de Esaú, para quem prepara presentes — Ele luta a noite inteira com um mensageiro de Deus — O nome de Jacó é mudado para Israel — Ele vê Deus face a face.

O mais velho foi chamado de Esaú e o mais novo, que nasceu agarrado ao calcanhar de Esaú, foi chamado de Jacó. Jacó e Esaú cresceram como e adquiriram habilidades e estilos de vida diferentes. Enquanto Esaú aperfeiçoou as habilidades de caça, Jacó aprendeu os serviços caseiros como criar animais e cozinhar.

Nessa hora, provavelmente Jacó deve ter imaginado como seu pai deveria ter se sentido, sendo enganado por seu filho mais novo… Jacó era um manipulador que enganou seu pai, seu irmão e seu sogro para obter vantagens. Ele demorou para aprender a importância de confiar em Deus, de quem havia recebido grandes promessas.

Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'. Deus então prometeu a Israel que todas as bênçãos que haviam sido pronunciadas sobre a cabeça de Abraão também seriam suas” (Russell M.

O SENHOR cumulou meu senhor de bênçãos e ele tornou-se muito rico: deu-lhe ovelhas e bois, prata e ouro, servos, servas, camelos, jumentos. O homem enriqueceu, e sua riqueza continuou a crescer, até que ficou riquíssimo e poderoso. Ele tinha muitos rebanhos de bois e ovelhas e numerosos servos.

Depois Jacó fez esta oração: — Ouve-me, ó SENHOR, Deus do meu avô Abraão e de Isaque, o meu pai! Tu me mandaste voltar para a minha terra e para os meus parentes, prometendo que tudo correria bem para mim. Eu, teu servo, não mereço toda a bondade e fidelidade com que me tens tratado.

O personagem Jacó na Bíblia, recebe em seu nascimento este nome porque saiu do ventre de sua mãe agarrando no calcanhar de seu irmão Esaú. Este mesmo personagem acabou mais tarde ganhando fama de "Enganador" por ter enganado seu irmão, fazendo com que o primeiro significado do nome ficasse esquecido.

40 anos

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.

Esaú trocou sua primogenitura por um prato de lentilhas, porque estava com fome e não soube esperar um pouco mais pela provisão do Senhor. Esaú desprezou a sua herança.

Esaú perdeu a bênção por ter dado mais valor a um prato de comida do que ao que Deus lhe tinha dado por ser o primogênito (filho mais velho). Muitas vezes agimos como Esaú.

Devido à primogenitura, José tinha o direito a uma porção dobrada de herança de seu pai Jacó. Efraim foi designado a presidir, ou liderar, a família de Israel. Efraim e Manassés receberam cada um uma parte da porção dobrada da herança e tornaram-se duas das “tribos de Israel”.

A caminho de Padã-Harã, Jacó para para descansar e dormir, quando tem um sonho: ele vê anjos descendo e subindo escadas e recebe uma mensagem de Deus. “Eu estou com você. Vou te guardar por onde quer que você vá, e não vou te deixar até que Eu cumpra o que tenho te falado”, afirma o Senhor.

E ele lhe disse: “Qual é o seu nome?” E ele disse: “Jacó”. Então ele disse: "Teu nome não será mais Jacó, mas Israel, porque você lutou com Deus e com os homens, e prevaleceu". Então Jacó lhe perguntou: “Por favor, diga-me seu nome”.