Qual foi a fé de Ester?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Ester estava disposta a morrer pela causa dela. Se isso não a torna uma mulher super impressionante, não sabemos o que mais a tornaria! Ester acreditava que Deus a ajudaria, e Ele ajudou — o rei poupou os judeus. Quando você precisar defender suas crenças, Deus vai ajudá-lo também.

Ester foi escolhida para um tempo específico – e isso faz toda diferença. Ela foi selecionada como rainha para cumprir o propósito de Deus, por um motivo específico. Não tinha a ver com ela, tinha a ver com o Senhor. Deus tem um plano para cada um de nós, e precisamos esperar pela Sua direção e Sua liderança.

Ester era uma órfã que se tornou rainha de um reino. Isso exige ousadia para ela para lutar por seu povo. Não deve ter sido fácil; ele diz que ela jejuou e orou por 3 dias antes de colocar o plano em ação. E então ela foi obediente, não sabendo o que seria o resultado.

Ester, nome original "Hadassa" que significa "murta" em hebraico, era um membro da grande comunidade judaica forçada a se mudar para a Pérsia, mas decidiu não voltar para Judá com Esdras. Durante o tempo de Ester, a terra de Judá foi considerada como um lugar selvagem e atrasado.

A oração de Ester
Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28 [11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

Mesmo depois de ser coroada rainha da Pérsia, Ester permaneceu fiel ao seu primo Mordecai, fiel ao seu Deus e leal às suas origens e seu povo. Embora fosse a mulher mais poderosa do reino, permaneceu obediente, honrando as pessoas que amava, sem deixar que o poder e a glória mudassem sua conduta e comportamento.

Ester, temendo pela morte de seu pai e sua gente, jejuou, rezou e pediu a Deus a graça de conseguir o favor do rei para salvar seu povo. E assim aconteceu: Ester denunciou Amã e o rei foi favorável ao povo judeu, livrando-o de um fim trágico.

Em Ester 1, podemos contemplar a soberania de Deus em ação. Embora o texto não diga, mas fica claro que o Senhor está criando uma situação de milagres para que Ester venha tornar-se rainha na Pérsia, e com isso salve os judeus dos malignos planos de Hamã.

4 lições do livro de Ester para você entrar em ação

  1. Deus tem um plano para a sua vida! ...
  2. Deus é soberano e te coloca no lugar certo, na hora certa! ...
  3. Aja em favor do povo de Deus. ...
  4. Tenha paciência para agir com sabedoria.

O jejum geralmente faz com que a pessoa se sinta fisicamente fraca, o que pode ser um bom lembrete de que Deus tem o poder supremo. Também oramos enquanto jejuamos, o que volta nosso foco para Deus.

A oração e o jejum nos aproximam de Deus e nos dão maior sensibilidade espiritual e clareza, para seguir a direção do Senhor e tomar decisões importantes; Ela não declarou de imediato o que queria, primeiro Ester criaria o ambiente necessário.

E Ester estava no meio delas, mas era diferente, havia uma unção especial sobre ela. Unção determina a essência que está em você. Ester foi ungida com mirra, que vem do hebraico, e tem o mesmo significado do nome Mara, que originou o nome Miriam.

Comunicativa, alegre, otimista e extrovertida, tem um temperamento falador e espirituoso o que granjeia a simpatia, o reconhecimento e o bom relacionamento social.

Ester era judia e vivia na Pérsia. Seus pais morreram e seu primo Mardoqueu cuidou dela. Ela foi convidada para ir ao palácio do rei com outras moças do reino. O rei queria uma nova rainha e escolheu Ester.

O livro de Ester traz um exemplo excelente do poder e da influência para o bem que uma pessoa pode exercer. Na condição de judia exilada na Pérsia, Ester chegou à alta posição de rainha da Pérsia e depois se viu diante da possibilidade de ser executada juntamente com o restante de seu povo.

No texto bíblico, Ester é descrita como uma mulher que possuía notável beleza, tanto que foi contada entre as mais formosas do reino. O texto bíblico também enfatiza a bravura e a lealdade de Ester para com o povo judeu.

Sua atitude era amigável e ela se dava bem com outras pessoas. Havia muitas mulheres bonitas competindo pelo lugar de rainha mas foi a atitude de Ester que a destacou de todas as outras. De nada vale ser bonito por fora se você não é bonito por dentro (1 Pedro 3:3-4).

O jejum de Ester foi um jejum de três dias que Ester e todos os judeus da cidade de Susã realizaram. Ela fez esse jejum para se preparar para salvar seu povo.