Qual foi a escrava mais famosa do Brasil?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Conheça a história dessa mulher incrível! O local de nascimento de Tereza de Benguela é desconhecido. Ela pode ter nascido em algum país do continente africano ou no Brasil, mas sua vida faz parte da história pouco contada do Brasil.

Chica da Silva foi uma mulher que procurou integrar-se socialmente à elite mineira das formas convencionais. Teve casas e escravos (e só alforriou um em toda a sua vida). Cuidou de seus filhos e procurou dar-lhes a melhor educação possível, tentando integrar-se aos círculos católicos de Minas Gerais.

Chica da Silva (1732-1796) foi uma escrava brasileira alforriada que ficou famosa pelo poder que exerceu no arraial do Tijuco, hoje a cidade mineira de Diamantina. Manteve uma relação de concubinato com o contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira.

  • Simão Pires Sardinha
  • José Agostinho Fernandes da Silva de Oliveira
  • Helena da Silva de Oliveira
  • João Fernandes da Silva de Oliveira
  • Antonio Caetano da Silva de Oliveira
  • Plácido Pires Sardinha

A união consensual estável de João Fernandes e Chica da Silva não foi um caso isolado na sociedade colonial brasileira de envolvimento de homens brancos com escravas. Distinguiu-se por ter sido pública, intensa e duradoura, além de envolver um dos homens mais ricos da região durante o apogeu econômico.

1976

Xica da Silva é um filme brasileiro, dirigido por Carlos Diegues, baseado no livro homônimo de João Felício dos Santos em 1976, com Zezé Motta e Walmor Chagas nos papéis principais.

Várias cenas foram gravadas em Minas Gerais , mostrando a natureza de rara beleza da região da Chapada Diamantina. A novela também teve locações em Portugal - cenas dos últimos capítulos foram gravados no Palácio Pombal. O papel da mãe da Xica da novela foi feito por Zezé Motta, atriz que protagonizou o filme homônimo.

Anastácia

Anastácia nasceu em Pompeu, em 12 de maio, no centro-oeste mineiro. Por ser muito bonita, terminou sendo, também, perseguida, torturada e violentada pelo filho de um feitor.

Instalado na Floresta Nova, o restaurante Xica da Silva tem um cardápio extenso e variado. É uma das opções mais populares para refeições em Noronha justamente por ter opções que agradam a todos os públicos. Entre suas opções estão pratos com carnes, saladas, strogonoff e peixes.

Em Portugal, Violante lastima a ausência de João Fernandes, enquanto enlouquece com seus pensamentos. Vinte anos depois, chega ao Arraial o padre Bartolomeu (Ademir Zanyor) que é recebido por Zé Maria, agora oficialmente Conde da Barca.

come a sua cobra jiboia assada.

1996-1997

Taís Araujo relembrou o momento de sua carreira em que ela deu vida à personagem Xica da Silva (1996-1997), na extinta TV Manchete.

Para viver o amor proibido, Martins e Das Dores decidem fugir, mas o plano do casal faz com que ela seja acusada de bruxaria e condenada à forca. Das Dores é salva por Xica, e depois de um tempo separados, o casal foge com seu filho no final da novela.

O termo "contratador" designa aquele que tem o direito de explorar os diamantes concedido pela Coroa. A partir de 1740, a mineração de diamantes passou a ser restrita a quem tivesse contrato com a coroa Portuguesa. Os contratos eram de exclusividade, e quem os tivesse era chamado contratador.

Atriz estrelou, ainda aos 17 anos, a novela 'Xica da Silva'; assista à entrevista.

De acordo com o site Observatório da TV, a novela 'Xica da Silva' deverá ganhar um remake na TV Globo em 2025. Estrelada por Taís Araujo, em 1996, a obra foi um verdadeiro sucesso de audiência.

Antonio Pitanga

Em entrevistas informou que mesmo solteira, nunca esteve sozinha, e que até hoje mantém relacionamentos casuais com homens famosos e anônimos, e que dentre os homens do meio artístico que namorou, está Antonio Pitanga, que foi seu primeiro namorado, com quem se relacionou dos 21 aos 23 anos.

T3:E3 - Xica Da Silva - Que Seja Doce online no Globoplay.