Qual foi a doença de Beethoven?

Perguntado por: aapolinario7 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

As análises genômicas revelaram que ele tinha uma infecção por hepatite B pelo menos durante os últimos meses antes de sua morte. Esse fator, somado a predisposição genética e ao consumo de álcool, fornece uma explicação plausível para a grave doença hepática de Beethoven, que acabou por matá-lo.

Segundo o neurocirurgião Henry Marsh no documentário "Dissecando Beethoven", alguns dos problemas do alemão seriam: “enfermidade inflamatória intestinal, síndrome do intestino irritável, diarreia violenta, doença de Whipple, depressão crônica, envenenamento por mercúrio e hipocondria".

Em 1801, Beethoven relatou ao seu médico que estava há alguns anos perdendo a audição. Durante seus últimos 10 anos de vida, já estava completamente surdo.

Beethoven amava a natureza num sentido romântico e encontrava nela descontração, isolamento e inspiração. O desejo por uma vida rural acompanhou-o sempre. Com a sua obra musical Sinfonia Pastoral criou música que tem por objetivo evocar, em sua estrutura orgânica e cíclica, uma imagem sonora da natureza.

A Sonata nº 29, Op. 106 – Hammerklavier (*) é de longe a maior e mais difícil de Beethoven. O próprio compositor afirmou sobre a obra: “Estou escrevendo a que será a maior de minhas sonatas… Ela vai dar trabalho aos pianistas…

O sintoma principal da otosclerose é perda de audição uni ou bilateral progressiva, zumbidos e raramente tonturas.

Otosclerose, também conhecida como otospongiose, é uma doença que evolui progressivamente e pode levar a dificuldade de ouvir ou até mesmo a surdez. É causada por uma alteração que ocorre na estrutura dos ossos do ouvido, quando eles se endurecem e deixam de cumprir sua correta função.

26 de março de 1827, Viena, Áustria

"Beethoven era um homem de apenas 1,60 metro de altura, feio e muitas vezes descuidado, com o rosto coberto de marcas de varíola – mas dotado de grande carisma. E isso o tornava muito atraente, também para o sexo feminino." A posteridade idealizou Beethoven como titã da arte musical, torturado pelo destino.

Os sintomas gastrointestinais prevaleceram entre suas queixas físicas, mas também houve frequentes episódios de cefaleia, dores nos olhos e poliartralgia. Da mesma forma, há muitos relatos sobre sua ingestão de álcool e caminhadas frequentes. Havia também aspectos físicos peculiares e estranhos do famoso compositor.

Por uma variedade de razões, incluindo sua timidez, Beethoven nunca se casou ou teve filhos. Ele estava, no entanto, desesperadamente apaixonado por uma mulher casada chamada Antonie Brentano. Durante dois dias, em julho de 1812, Beethoven escreveu-lhe uma longa e bela carta de amor que nunca enviou.

O grande compositor alemão Ludwig van Beethoven nasceu em Bonn, no antigo Reino da Prússia, em 17 de dezembro de 1770. Menino prodígio, aos quatro anos, já tocava piano e violino.

A sinfonia mais famosa de Beethoven é a Nona Sinfonia completada em 1824, a sinfonia coral mais conhecida como Nona Sinfonia ou ainda, A Nona, é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada tanto ícone quanto predecessora da música romântica, e uma das grandes obras-primas de Beethoven.

Filho de um tenor da corte real, Beethoven começou cedo sua relação com a música. Ensinado pelo pai, que o submetia a horas de estudo no piano, ele começou a se apresentar aos sete anos. Com dez anos, já dominava a obra completa de Bach.