Qual foi a ditadura mais cruel do mundo?

Perguntado por: imendes3 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Pol Pot liderou uma guerrilha do Khmer Vermelho, tomou o poder no Camboja em 1975 e iniciou uma ditadura cruel, que matou cerca de 1,5 milhão de pessoas até 1979.

Conheça a seguir os cinco ditadores mais sanguinários da história.

  • Mao Tsé-Tung – China.
  • Joseph Stalin – União Soviética.
  • Genghis Khan e Kublai Khan – Mongólia.
  • Adolf Hitler – Alemanha.
  • Imperatriz Tseu-Hi – China.

Stalin aprendeu a governar o país lendo as cartas do seu mestre e convivendo com ele. Em termos numéricos absolutos, ele ficou à frente do governo por três décadas e conseguiu matar e torturar muito mais pessoas que Lenin.

Adolf Hitler

Adolf Hitler (1889-1945)
Ações mais letais: O Führer da Alemanha conduziu uma política de uso massivo de campos de concentração e de campos de extermínio, onde os prisioneiros, militares e civis morriam em consequência de fome, doenças (tifo em especial), assassinado por tiros, espancamentos e uso de gases letais.

Conhecido como "O Carniceiro louco de Kingsbury Run". Confessou ter estrangulado 38 idosas de Riga, Latvia, mas a imprensa reporta que ele pode ter matado mais de 100 pessoas. Assassinou 13 pessoas entre 28 de junho de 1984 e 24 de agosto de 1985 em Los Angeles. Conhecido como "Night Stalker."

Josef Stalin

Josef Stalin governou a URSS por cerca de 30 anos. Nesse tempo comandou genocídios, perseguições políticas e vários tipos de atrocidades. Josef Stalin foi o líder político da URSS por quase 30 anos.

Calcula-se que Stalin tenha sido o responsável pela morte de mais de um milhão de pessoas durante seu regime ditatorial — entre inimigos declarados, oponentes políticos, supostos traidores e gente inocente.

Stalin liderou os soviéticos durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1939, assinou um acordo de não agressão com os alemães, e esse acordo permitiu-lhe colocar em prática seus desejos de expansão territorial.

Responsável por mais de 20 milhões de mortes
Stalin assumiu o posto de secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética em 1922 e tornou-se chefe supremo e ditador do país em 1924, após a morte de Vladimir Ilyich Lênin.

Nesse sentido, pode-se, também, entender ditadura como um regime onde o governante aglutina os poderes executivo, legislativo e judiciário. Assim sendo, o ditador busca controlar os setores mais importantes de seu país, para legitimar a sua posição.

Que o Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro ditador do Brasil republicano, depois dele próprio proclamar a República de um jeito pra lá de farsesco, talvez você saiba.

O ditador não admite oposição a seus atos e ideias, e tem grande parte do poder de decisão. É um regime antidemocrático no qual não existe a participação da população. Nos regimes democráticos, o poder é dividido entre Legislativo, Executivo e o Judiciário.

O Comitê do Partido Comunista desempenha um papel relevante na seleção de candidatos em todos os níveis. O sistema político chinês é autoritário e as eleições na China ocorrem sob um sistema político autoritário de partido único.

No sentido moderno, refere-se a um governante absolutista ou autocrático que assume solitariamente o poder sobre o Estado (apesar de o termo não ser aplicado a monarquias absolutistas).