Qual foi a distância que Abraão andou para sacrificar Isaque?

Perguntado por: ogouveia . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

A tradição dita que o monte do templo em Jerusalém foi onde Abraão quase sacrificou seu filho Isaque. A distância de Berseba a Jerusalém é de 80 km, e poderia ser feita em 3 dias. Abraão estava em Berseba, portanto a distância coincide.

O Monte Moriá é bastante conhecido entre os cristãos como sendo o nome do local em que Abraão foi ordenado por Deus a oferecer seu filho Isaque em sacrifício. A palavra “Moriá” ocorre apenas duas vezes na Bíblia.

Abrão, nascido em Ur, acompanhou seu pai, Terá, de sua terra natal até a cidade batizada de como Harã, em homenagem ao irmão do próprio Abrão. Essa viagem de cerca de 950 km (o equivalente à distância entre São Paulo-SP e Goiânia-GO).

É interessante observarmos aqui que, o Monte Moriá, após aquele prova de fé e obediência, ganha outro nome, “Monte o Senhor Proverá”, uma vez que foi o próprio Deus, e não Abraão quem proveu o “cordeiro para o holocausto” (Gênesis 22:07).

Reza o Antigo Testamento, no capítulo 12 do livro de Gênesis, que Abraão, por volta de seus 75 anos de idade, recebeu um chamado de Deus para partir rumo aos recantos de Canaã.

Deixou então Abraão os dois criados no sopé do monte e subiu-o somente com Isaac (no cimo desse monte foi construído o Templo de Salomão). Levou para lá tudo o que precisavam, exceto a vítima, para o sacrifício. Isaac tinha então vinte e cinco anos.

Deus prometera a Abrão uma porção de descendentes quando ele tinha 75 anos (Gn 12.4). Ele teria 100 anos quando Isaque finalmente nasceu (Gn 21.5). Isso significa que Abrão e Sarai esperaram 25 anos pela promessa.

monte Moriá

Abraão deu ao lugar onde construiu o altar do sacrifício o nome de “Jeová-Jiré”, que era uma profecia de que o Senhor seria visto mais tarde naquele mesmo monte. Geralmente chamado de monte Moriá (ver Gênesis 22:2), esse mesmo grupo de montes foi o local do Templo de Salomão e da Crucificação do Salvador.

O que Deus quer fazer através dele é tão grandioso, que precisa dele longe de todos e tudo que sempre soube a seu respeito... e dar lugar ao que Deus quer que ele seja. Em troca de quem Abrão é, Deus vai torná-lo um pai de muitas nações, a própria benção, e abençoador de todas as famílias da terra. Boa troca né?

Isaque foi a representação de Jesus. O que Abraão quase fez foi o que Deus teve que fazer pela humanidade. Deus sacrificou o seu único Filho não só para provar o Seu amor por nós, mas para nos salvar de nossos delitos e pecados, no entanto, muitos só se aproveitam disso, não valorizam, não mudam de vida.

O Monte Sião (do hebraico Tzion) está localizado no sudeste de Jerusalém. O local era uma fortaleza dos jebuseus e passou a ter uma importante papel quando foi conquistado pelo rei Davi.

Levítico 1 fornece instruções para uma oferta queimada, ou holocausto. Os sacerdotes faziam essa oferta duas vezes por dia. As pessoas também podiam fazer uma oferta queimada para mostrar sua devoção e dedicação a Deus. Muitas das instruções acerca do holocausto são as mesmas para outras ofertas explicadas em Levítico.

  • Canaã
  • Mesopotâmia

Durante estes quarenta anos de jornadas pelo deserto, os Filhos de Israel acamparam em quarenta e dois lugares diferentes (Nm 33: 1-48), seguindo uma rota diferente daquela que seria a mais direta ou a mais próxima do destino final.

Os filhos de Ismael e os filhos de Quetura não foram um equívoco. Eles faziam parte do plano predestinado de Deus para restaurar o planeta Terra e estender a família de Deus por meio do pacto com o pai Abraão.

Segundo o relato bíblico, tanto Abraão quanto Isaac residiram nas cidades de Betel, Siquém, Hebrom e Berseba.

A verdade é que atualmente ninguém sabe onde está a Arca da Aliança. Entretanto, hoje a Arca não é mais necessária (Jeremias 3:16). Antigamente, Deus manifestava a Sua presença junto da Arca, mas hoje Ele se manifesta por Jesus. A Arca da Aliança era apenas um símbolo daquilo que viria depois.