Qual foi a desobediência de Moisés para com Deus?

Perguntado por: ncavalcanti . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Se Moisés tivesse deixado de cumprir corretamente o mandamento do Senhor e não tivesse sido punido, aquele povo de coração endurecido poderia ter uma desculpa para seus próprios pecados numa questão muito mais importante, dizendo que viram Moisés descumprir um mandamento do Senhor e não ser punido por isso.

Antes de os israelitas entrarem na terra prometida, Moisés explicou as consequências da obediência e da desobediência às leis de Deus. Moisés aconselhou os israelitas a serem fortes e corajosos e deixou uma bênção a cada tribo de Israel.

Samuel se entristece ao perceber que o povo de Israel exigiu um rei na tentativa de substituir Deus. Em um longo discurso, o profeta repreende a desobediência da nação e clama ao Senhor para confirmar as suas palavras. Então, uma forte tempestade se forma no céu.

Sede: nova contenda com Moisés, ele recorre novamente a Deus. Pecado de Moisés: Deus diz a Moisés para "falar" à rocha, porém já bastante irritado com o povo, Moisés age por conta própria e fere duas vezes a rocha. As águas são chamadas Meribá, por causa da contenda do povo com Deus.

O Senhor disse a Moisés que aqueles que não se arrependessem seriam destruídos. Moisés desceu da montanha e destruiu as tábuas de pedra e também o bezerro de ouro. Três mil israelitas rebeldes também morreram.

Ele disse que Israel e Judá eram irmãs que tinham-se casado simbolicamente com o Senhor. Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição.

Onde fica a terra prometida nos dias de hoje? A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do ...

Jesus Cristo foi o mais sublime exemplo de obediência ao Pai Celestial. Ele disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Sua vida inteira foi devotada à obediência ao Pai, embora isso nem sempre tenha sido fácil.

Em Moisés 1–4, aprendemos que o Senhor mostrou a Moisés uma visão de mundos incontáveis e da criação de nosso mundo. Isso estabeleceu um alicerce para que Moisés entendesse o plano de salvação estabelecido por Deus ao se preparar para liderar o povo.

Haverá castigo sobre nós por cada ato de desobediência a Deus, não devemos nos desviar da sua palavra, não deveríamos ter adorado outros deuses senão ao Senhor. Não poderíamos nos desviar nem para a direita nem para a esquerda, e onde estamos?

Israel estava em guerra e a ordem era esperar o profeta Samuel para oferecer um sacrifício. No entanto, Saul tomou a direção e ele mesmo apresentou o sacrifício, usurpando a autoridade do profeta e desobedecendo as ordens de Deus. Adão e eva desobedecem à ordem de deus, e ele os expulsa do paraíso terrestre. Gênesis 1.

9:18–20, 26–29.

Saiba que enquanto a bênção não chegar, você está sendo provado. O deserto é para forjar o seu caráter. O povo de Israel morreu no deserto porque diante das adversidades só sabia murmurar! “Depois falou o Senhor a Moisés e a Arão dizendo: 'Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim?

A Bíblia não diz que Moisés era gago. Ele disse ter dificuldade para falar, quando Deus o chamou para libertar os israelitas, e tradicionalmente isso tem sido interpretado como sinal que era gago.

Leia Êxodo 6:10–12 e procure o que o Senhor disse a Moisés e o que Moisés respondeu. (Pode ser-lhe útil saber que a expressão “incircunciso de lábios” no versículo 12 quer dizer que Moisés era gago e falava com dificuldade.)

Êxodo 89:6–24—O Senhor manda a praga das rãs, a dos piolhos e a das moscas. Êxodo 9:6, 10, 23—O Senhor destrói o gado dos egípcios e manda a praga das úlceras e a da saraiva. Êxodo 10:14–15, 22—O Senhor manda a praga dos gafanhotos e a das trevas.