Qual foi a data da Sexta-feira da Paixão de 2020?

Perguntado por: agentil2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Neste dia celebramos a paixão e morte de Jesus Cristo.

A cada ano, a Semana Santa cai em um dia diferente. Em 2023, é comemorada de 2 a 8 de abril, sendo que o dia do feriado, a Sexta-feira Santa, é em 7 de abril.

A Sexta-Feira Santa é um feriado nacional no Brasil e também uma data religiosa, comemorada sempre na sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa. Em 2023, a Sexta-Feira Santa vai ser no dia 7 de abril e, a Páscoa, no dia 9 de abril.

Existem aqueles que ainda fazem o jejum na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. O mais comum entre aqueles que praticam o jejum é de realizá-lo apenas na Sexta-Feira Santa. A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício.

Na Quinta-feira Santa inicia-se o 'Tríduo Pascal', onde celebramos a instituição do Sacramento da Eucaristia, seguida da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Nesta data, a Igreja recorda a última ceia de Jesus, quando jantou com os seus apóstolos antes de ser crucificado e morto.

Segundo o texto do projeto, o feriado pretendido, deve ocorrer em 19 de abril. Vale lembrar que a data, até pouco tempo atrás, era reconhecida como Dia do Índio, algo que foi alterado pela Lei nº 14.402 de julho de 2022.

sexta-feira santa

Sim, sexta-feira santa , dia 7 de abril, é feriado nacional e será um dia de folga para muitas pessoas.

De acordo com os padres consultados pela reportagem, a abstinência de carne é simplesmente uma questão de praticar a caridade. A carne sempre foi um alimento caro e, por meio da abstinência, a pessoa era levada a colocar em prática a caridade e a ajudar outras pessoas.

Sexta-feira Santa (7 de abril)
A Sexta-feira Santa ocorre no dia 7 de abril em 2023. É um dia em que muitos abrem mão do consumo de carne, segundo a tradição do cristianismo. Por isso, é uma boa ideia revisar o cardápio para oferecer mais opções vegetarianas.

Próximo feriado nacional de 2023
Independência do Brasil: A data comemorativa será no dia 07 de setembro, numa quinta-feira. Aproveite que em muitos lugares o feriado será emendado com a sexta-feira e organize pequenas viagens.

Quando jejuar? O jejum é obrigatório nas recomendações católicas para a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. Além disso, a igreja diz que a carne vermelha deve ser evitada em todas as sextas-feiras da Quaresma.

A Ressurreição de Jesus é a fé cristã de que Jesus Cristo retornou à vida no domingo seguinte à sexta-feira na qual ele foi crucificado. É uma doutrina central da fé e da teologia cristã e parte do Credo Niceno: “Ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, conforme as Escrituras”.

Domingo, 3 de abril de 33, no calendário Gregoriano, foi o dia em que Jesus Cristo ressuscitou. Era o terceiro dia a contar da sua crucificação na sexta-feira.

O Sábado de Aleluia (em latim: Sabbatum Sanctum), também conhecido como Sábado Santo e Véspera da Páscoa, é uma festividade religiosa que celebra o aguardo pela ressurreição de Jesus após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento.

Segundo o padre Nilton Pereira, não há nenhuma recomendação por parte da Igreja Católica para o fato dos fieis deixarem de tomar banho, limpar a casa e não pegar em dinheiro.

Igreja evangélica – Diferente da tradição católica, a Igreja Evangélica não costuma necessariamente fazer jejum na “Sexta-feira Santa”. Segundo o pastor Luiz Zogob, na sexta-feira santa, os evangélicos não fazem o jejum da carne vermelha. “Podemos comer qualquer tipo de carne, comemos nessa data sem nenhuma proibição.

O vinho é a única bebida permitida na sexta-feira santa.
Porém, é importante salientar que, para os cristãos mais conservadores, a embriaguez é tida como pecado. Ainda de acordo com os costumes da igreja, não é permitido a participação em qualquer festa ou balada antes da meia noite.

Para Jesus, de acordo com o evangelho de hoje, a função do sábado é fazer o bem, salvar, como Jesus fez na sua vida sobre a terra. Jesus, portanto, prega uma mudança no adventismo do sábado.

O Domingo de Ramos nos mostra que Jesus vem como Rei pacífico, Ele é o Príncipe da paz e vem para restaurar Israel e a humanidade inteira (Daniel 9,25) “Ele veio para os que eram seu e os seus não O receberam – Bendito o que vem em nome do Senhor, hosana nas alturas”.

O Domingo de Ramos é celebrado pela Igreja Católica uma semana antes da Páscoa e marca o início da Semana Santa. Entre as várias tradições deste período, celebra-se a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento, como símbolo de humildade.

É considerada um feriado nacional, portanto no dia 21 de abril é obrigatória a dispensa de serviços durante todo o dia. Leia também: O Dia da Bandeira é feriado?