Qual foi a crítica de Karl Marx a teoria de Malthus?

Perguntado por: adorneles7 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Para Marx, era “odioso colocar a culpa da pobreza nos pobres”, uma vez que o verdadeiro responsável pelo agravamento da pobreza no mundo era o sistema capitalista, ao não incluir todos de forma minimamente igualitária, gerando assim as desigualdades dentro da sociedade.

Afinal o erro de Malthus foi o de não ter previsto que os recursos à disposição da Humanidade iriam crescer também de maneira exponencial, nos 180 anos que se seguiram. Mas isso nunca ele poderia ter previsto, porque esses recursos ainda não eram conhecidos.

É possível afirmar, à guisa de conclusão, que as teorias da população de Malthus e Marx são diametralmente opostas. Na primeira, idealista, a dinâmica da população é determinada subjetivamente sendo seus determinantes de caráter individual e principalmente moral.

Marx criticava a acumulação típica do capitalismo, que criava um abismo entre as classes sociais cada vez maior. O teórico refletiu nas suas obras sobre as diferenças sociais e o embate entre as camadas mais ricas e mais pobres da sociedade ao longo da história.

Ela sugere que os homens produzem as condições de suas vidas e, sendo assim, a base da história está ancorada no mundo material. Com isso, Marx defende que as relações de produção devem ser responsáveis pela relação entre as classes sociais.

Qual alternativa apresenta corretamente uma crítica à teoria de Malthus: A) A defesa da diminuição de programas assistencialistas para desincentivar a natalidade. B) A realização de pesquisas que defendiam a adoção de medicamentos contraceptivos.

Contudo, a grande crítica a essa teoria é que, segundo estudiosos da época, ela foi pensada em uma sociedade ainda rural. Sendo assim, o problema do descompasso entre crescimentos de pessoas e de alimentos foi “suavizado” com os avanços das Revoluções Industriais.

Teoria Reformista
As idéias básicas desta teoria são todas contrárias às de Malthus: sua principal afirmação nega o princípio malthusiano, segundo o qual a superpopulação é a causa da pobreza. Para os reformistas, é a pobreza que gera a superpopulação.

A Teoria Neomalthusiana demonstra receio com o crescimento exacerbado da população. A Teoria Neomalthusiana é uma teoria demográfica criada na segunda metade do século XX, como uma releitura da Teoria Malthusiana, que tem como ponto elementar a preocupação com o crescimento populacional exacerbado.

A teoria malthusiana, formulada no século XVIII, por Robert Thomas Malthus, foi a primeira teoria acerca do crescimento populacional. Para Malthus, o ritmo de crescimento populacional era maior que o ritmo de produção de alimentos, relação que geraria caos no mundo.

Ele afirma que a população sempre crescerá mais rápido do que a produção de alimentos. Com isso, irá faltar comida para alimentar a quantidade de pessoas existentes e o número de pobres aumentará.

Suas previsões não se concretizaram porque ele não previu as enormes transformações que ocorreriam posteriormente, no processo produtivo dos alimentos e no ritmo de crescimento da população: a produção de alimentos cresceu a um ritmo muito maior que a população, quase invertendo a equação geométrica x aritmética de ...

Segundo a teoria malthusiana, mudanças comportamentais, como a abstinência sexual e o adiamento dos matrimônios, seriam algumas das medidas para conter o crescimento populacional. No entanto, essas medidas seriam direcionadas principalmente às camadas mais pobres da população.

Teoria de Karl Marx
No entanto, a notoriedade do filósofo recai em sua teoria de análise e crítica social, a qual identifica a existência de uma divisão de classes sociais e a exploração da classe burguesa, detentora dos meios de produção, sobre a classe trabalhadora.