Qual foi a chuva mais forte do mundo?

Perguntado por: egil . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Maior precipitação em 48 horas: 2.493 mm, em Cherrapunji (Índia), entre 15 e 16 de junho de 1995.

Oficialmente, a maior altura de chuva no Brasil pertence à cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, com um acumulado em 24 horas de 404,8 mm, em 15 de novembro de 1991. Tratou-se de um evento de chuva orográfica, associada ao relevo.

Mawsynram

O título de lugar mais chuvoso do mundo vai para Mawsynram, no estado de Meghalaya, na Índia. Recebe uma média surpreendente de 11.971 mm de chuva por ano. Para um breve comparação, a média anual de chuva na Amazônia é de 2.300 mm.

Entenda o que causou os 600 milímetros de chuva no litoral de São Paulo. A chuva excepcional que caiu sobre o litoral norte paulista no fim de semana atingiu o maior volume já observado no Brasil num curto período de tempo.

Precisamente, o deserto costeiro do Atacama (Chile) é popularmente conhecido por ser o local mais seco do mundo, com uma precipitação média anual de 0,1 mm, e acredita-se mesmo que em algumas áreas não chove há cerca de 500 anos.

Vilarejo de Mawsynram, no noroeste da Índia, é o mais úmido do planeta. Legenda da foto, Para um habitante do sudeste brasileiro hoje a descrição pode soar como o paraíso, mas o vilarejo de Mawsynram, na Índia, sofre com chuvas torrenciais constantes e o maior índice pluviométrico médio do planeta.

O título de lugar mais chuvoso do mundo vai para Mawsynram, no estado de Meghalaya, na Índia. Recebe uma média surpreendente de 11.971 mm de chuva por ano.

Para a medição, é utilizado um instrumento chamado pluviômetro. A área para a medição é sempre um quadrado de um metro. Neste quadrado, cada um milímetro de chuva corresponde a um litro.

O maior granizo que foi registrado na história precipitou em Vivian, Dakota do Sul, Estados Unidos. Ele caiu em julho de 2010 e possuía um tamanho de 20 centímetros e pesava 880 gramas. Já em 2013 a chuva de granizo que atingiu algumas cidades do Texas nos Estados Unidos, estragou telhados de casas e carros.

A quantidade de chuva é medida com relação ao metro quadrado. Assim, possivelmente teremos 200 mm de altura de água em um quadrado de um metro quadrado. Quanto isso significa em litros? Convertendo-se a altura para metros tem-se que 200 mm = 0,2 metros.

Após uma análise em séries históricas de chuvas em mais de 400 estações meteorológicas da região amazônica, foi possível dizer qual é a cidade mais chuvosa do Brasil. Esse título é de Calçoene, no Amapá. A cidade foi identificada como a mais chuvosa do Brasil.

Cabaceiras

Cabaceiras tem poucas chuvas e é conhecida pelo cinema
Cabaceiras é palco de grandes produções do cinema nacional, como o filme 'O Auto da Compadecida', e por isso recebeu esse título de 'Roliúde Nordestina'. Localizada em uma área de clima semiárido, é a cidade onde menos chove no Brasil.

Há um dito popular de que Pelotas é a segunda cidade mais úmida do mundo, atrás apenas de Londres na Inglaterra. Os invernos são relativamente frios, com geadas freqüentes e ocorrência de nevoeiros. População: estimada em 350.000 habitantes.

Calçoene

Qual é a cidade que mais chove no Brasil? Calçoene, no Amapá, com 7 mil habitantes e com uma precipitação média anual de 4.165 milímetros é a cidade mais chuvosa do Brasil.

A cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, lidera o ranking das chuvas em 2023 com 942 milímetros (mm), seguida por Cachoeira dos Índios (804 mm), Bom Jesus (778 mm), São Bento (771 mm) e Paulista (745 mm).

De acordo com especialistas, três fenômenos explicam a falta de chuvas no Brasil: O desmatamento da Amazônia; O aquecimento global causado por queima de combustíveis fósseis; O fenômeno natural La Niña.

Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba, Santos, Praia Grande e São Vicente foram as mais afetadas. Até o momento, são mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo estado.

O local é um balneário conhecido também pela vida noturna, que fica em Guarapari, no Espírito Santo. Uma espécie de “Balneário Camboriú Capixaba”. Quem passava em frente a um prédio de luxo pôde comprovar: choveu dinheiro.