Qual foi a chamada de Jeremias?

Perguntado por: rboaventura9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.

Jeremias nasceu em uma família de sacerdotes e pregou ao reino do sul (Judá) por aproximadamente 40 anos, e “pregou contra a idolatria e a imoralidade” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”).

Um profeta é um homem chamado por Deus para ser Seu representante na Terra. Quando um profeta fala por Deus é como se Deus estivesse falando (ver D&C 1:38). Um profeta é também uma testemunha especial de Cristo, que presta testemunho de Sua divindade e ensina Seu evangelho.

“Clama a Mim e eu te responderei“, foram as palavras de encorajamento de Deus para este guerreiro cansado: “Clama a Mim e eu lhe direi coisas grandes e poderosas, coisas que você não conhece.”

Jeremias profetizou ao rei Zedequias que se o povo de Judá se rendesse para a Babilônia, eles não seriam destruídos.

Além disso, Jeremias profetizou que Judá serviria a Babilônia por setenta anos, quando então outro reino conquistaria a Babilônia.

11 Veio ainda a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que avês tu, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. 12 E disse-me o Senhor: Bem viste, porque velo pela minha palavra para cumpri-la.

No livro estão registradas as profecias sobre Judá, advertindo-lhe sobre a destruição que se aproxima se a nação não se arrepender. Jeremias clama à nação para que se volte a Deus. Ao mesmo tempo, Jeremias reconhece a inevitabilidade da destruição de Judá devido à sua idolatria e imoralidade impenitente.

Aproximadamente em 626 a.C., no décimo-terceiro ano de Josias, Jeremias iniciou o seu ministério profético quando ainda possuía cerca de vinte anos, muito embora fosse vocacionado à profeta desde o ventre materno (Jr 1,5)”.

A mais terrível deportação, porém, se deu em 586, quando ocorreu a queda de Judá (Jr 52:29). Esta pode ser considerada a data oficial do início dos 70 anos do cativeiro, profetizados pelo próprio profeta Jeremias (25:11-12; 29:10).

É considerado o autor de dois dos livros da Bíblia: Livro de Jeremias. Livro das Lamentações.

Outros profetas receberam seus chamados para o ofício profético de maneira semelhante: Ezequiel foi chamado no exílio e o apóstolo Paulo foi chamado no caminho de Damasco – um chamado a que ele se referia, durante todo o seu ministério, como prova de sua legitimidade como apóstolo.

O sentido primordial é: o chamado de Deus é o plano que Ele tem para cada um, o propósito principal da sua caminhada com Ele, a vocação que Ele colocou em você. Quando falamos sobre o chamado de Deus, separamos aquele que é deixado para todos os cristãos e também aquele individual para cada pessoa.

Foi Samuel que ungiu os reis Saul e depois Davi. Além disso, incentivou outros jóvens que desejavam seguir um chamado da parte do Senhor e exortava a todo o Israel ao arrependimento.

Jeremias 30–33 contém a confirmação do Senhor aos filhos de Israel que estavam dispersos e no cativeiro de que Ele não os havia abandonado nem desfeito Seus convênios. Jeremias foi ordenado a escrever em vez de falar a profecia contida em Jeremias 30–33.

2º O poder do clamor na persistência
A perseverança em meio ao clamor é habilidade de permanecer na prática, manter na constância, manter naquilo que acredita. Às vezes, as pessoas em sua volta e as circunstâncias querem te neutralizar e parar, mas não cesse em clamar.

Juntai-vos e entremos nas cidades fortificadas, e ali pereçamos; pois já o Senhor nosso Deus nos destinou a perecer e nos deu a beber água de fel; porquanto pecamos contra o Senhor. Espera-se a paz, mas não há bem; o tempo da cura, e eis o terror.

Jeremias 36. Baruque escreve as profecias de Jeremias e as lê na casa do Senhor — Joaquim, o rei, queima o livro, e lhe sobrevém o juízo do Senhor — Jeremias dita novamente as profecias e acrescenta muitas outras.

Resuma Jeremias 1:11–16, explicando-lhes que o Senhor revelou a Jeremias que uma nação viria do norte e infligiria julgamentos sobre o povo por causa de suas iniquidades.

Relembre as profecias de Jeremias que mudaram o destino dos hebreus em O Rico E Lázaro.