Qual foi a causa principal da Guerra do Golfo?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

A Guerra do Golfo foi um conflito que aconteceu no Oriente Médio, sendo motivado pela invasão do território kuwaitiano por forças do Iraque. A Guerra do Golfo foi um conflito que se estendeu entre 1990 e 1991 e teve como causa a invasão do Kuwait por tropas do Iraque.

Os EUA jamais aceitariam que o Iraque controlasse sozinho grande parte das reservas de petróleo do Oriente Médio; Os EUA não permitiriam o fortalecimento do Iraque, pois isso colocava em risco a soberania da Arábia Saudita, que era exatamente o maior aliado árabe dos EUA no Oriente Médio.

A principal alegação dos invasores foi que o regime de Saddam Hussein estava desenvolvendo armas químicas e biológicas para serem fornecidas a terroristas inimigos dos EUA. A inteligência norte americana (CIA) afirmava haver indicações claras da ligação entre o regime do ditador iraquiano e a Al-Qaeda.

Os países do Oriente Médio que apoiaram os EUA contra o Iraque na Guerra do Golfo de 1990-91, como a Arábia Saudita, não apoiaram a invasão em 2003. "Os países do Golfo Pérsico acharam que o plano era maluco", diz o professor Gilbert Achcar, especialista em política do Oriente Médio da Universidade de Londres SOAS.

(1) Guerra do GolfoGuerra ocorrida em 1991, entre a coalizão de países liderados pelos EUA, contra o Iraque, de Saddam Hussein, pois este ordenou a invasão do vizinho Kwait, em 1990.

A Guerra do Golfo teve como causa imediata os desentendimentos diplomáticos existentes entre Kuwait e Iraque e também pelo expansionismo de Saddam Hussein, o governante do Iraque.

Imagine ligar a televisão e assistir a uma guerra em tempo real, ao vivo e em cores. Foi dessa forma que o mundo acompanhou a Guerra do Golfo, conflito entre Estados Unidos e Iraque que se encerrou há 30 anos, em 28 de fevereiro de 1991.

Entrevista exclusiva do jornalista Pedro Bial ao Memória Globo, em 25/05/2001, sobre a Guerra do Golfo. Com a derrota das tropas iraquianas, Saddam Hussein aceitou o cessar-fogo proposto pela ONU. Mais de 30 mil kuwaitianos morreram ou foram capturados, e cerca de 100 mil soldados iraquianos foram mortos.

Há 25 anos, o Iraque invadia o Kuwait, e a comunidade internacional respondia com uma grande ofensiva militar. O conflito durou pouco, mas alterou a região drasticamente, abrindo caminho para a radicalização religiosa.

  • Golfo Pérsico (também conhecido como Golfo Árabe)
  • Kuwait
  • Iraque
  • Israel
  • Arábia Saudita
  • Arabia

A Guerra Irã-Iraque foi um conflito que se estendeu de 1980 a 1988 e que foi disputado por Irã e Iraque, duas nações do Oriente Médio. Esse conflito foi responsável pela morte de cerca de 1,5 milhão de pessoas e ficou marcado por acabar sem vencedores, pois nenhuma das duas nações conseguiu impor-se militarmente.

Mesopotâmia

Iraque era conhecido como Mesopotâmia; leia sobre origem do nome do país. Você sabia que a região onde hoje se encontra o Iraque era conhecida como Mesopotâmia? E que o Iraque foi o berço da civilização suméria e abrigou outras civilizações como as da Acádia, Babilônia, Assíria e Caldéia?

- Em 1980, o Iraque de Saddam Hussein invadiu o Irã e isso levou a uma guerra. Países como Estados Unidos, Inglaterra, Egito e Arábia Saudita apoiaram os iraquianos contra o Irã.

Primeiro-ministro: Mohammed Shia' Al Sudani
Mohammed Shia Al Sudani ocupa o cargo de primeiro-ministro do Iraque desde outubro de 2022, quando seu partido venceu as eleições parlamentares. Ele sucedeu como chefe de governo a Mustafa Al Khadhimi que ficou no cargo por pouco mais de dois anos.

Saddam Hussein governou o Iraque com mão de ferro de 1979 a 2003. Isso apesar de sua retumbante derrota para as forças da coalizão liderada pelos EUA durante a Guerra do Golfo de 1991, que não conseguiu derrubá-lo, mas o forçou a retirar-se do vizinho Kuwait, que ele havia ocupado em agosto do ano anterior.

árabe

O Iraque possui duas línguas oficiais: o árabe, falado na maior parte do país, e o curdo, que é a primeira língua do Curdistão.