Qual foi a causa do desastre de Chernobyl?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Como mencionado, o acidente de Chernobyl aconteceu devido a falhas humanas durante um teste de segurança. O objetivo desse teste era determinar o tempo em que as turbinas continuavam operantes, a baixas potências, após uma queda de energia.

Qual o nível de radiação em Chernobyl hoje? Atualmente, o nível de radiação em Chernobyl está normalizado, o que permite até mesmo realizar um tour guiado em determinadas áreas da cidade.

Especialistas disseram que levará pelo menos 3 mil anos para que a área se torne segura, enquanto outros acreditam que isso é muito otimista. Pensa-se que o local do reator não se tornará habitável novamente por pelo menos 20 mil anos, de acordo com relatório de 2016.

A construção de um sarcófago cobrindo o reator nuclear. Formado por 400 mil metros quadrados de concreto e 7 mil toneladas de aço, com a função de conter a radiação do reator.

Dependendo dos fatores de exposição, principalmente da forma como se deu a exposição, a radiação pode permanecer por muitos e muitos anos na superfície ou no corpo de um indivíduo.

É possível "visitar" a usina de Chernobyl, na Ucrânia, pelo Google Maps, aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS).

Causas do desastre
O desastre de Chernobyl foi ocasionado por uma sucessão de erros humanos e violações de procedimentos de segurança. No dia 25 de abril de 1986, durante um desligamento de rotina, os técnicos da usina realizaram um teste no reator Chernobyl 4.

Sobrevivente de Chernobyl
Nascida em 1989, apenas 3 anos depois do acidente nuclear de Chernobyl, que ocorreu em 1986 e até hoje é lembrado como a maior tragédia nuclear acidental do mundo, Masters foi abandonada por sua mãe biológica ainda quando era um bebê, e até ser adotada, passou por 3 abrigos diferentes.

Chernobyl

Eis os piores acidentes nucleares da história, segundo a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA): Chernobyl (1986) – Ucrânia (ex-URSS) Fukushima Daiichi (2011) – Japão. Kyshtym (1957) – Rússia.

Há 36 anos, o acidente inicial com o reator 4 em Chernobyl ocorria na madrugada de 26 de abril de 1986, durante testes de segurança. O acidente contaminou grande parte da Europa, mas especialmente Ucrânia, Rússia e Belarus.

Um reator de Chernobyl explodiu em 1986, contaminando grande parte da Europa, mas especialmente Ucrânia, Rússia e Belarus. Conhecida como zona de exclusão, o território em um raio de 30 quilômetros ao redor da usina ainda está fortemente contaminado e é proibido firmar residência nesta área.

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.

Este artigo foi útil? Ouça este artigo: A usina nuclear de Chernobyl era localizada na cidade de Pripyat na Ucrânia (na época era parte da União Soviética), era composta por quatro reatores e foram cenário de um dos maiores acidentes nucleares da história. A usina era utilizada para geração de energia para o país.

O alto nível de radiação afetou as regiões no entorno da usina, chegando a uma área de 100 mil km$$$^2$$$. A cidade que abrigava os trabalhadores de Chernobyl era Prypiat, construída para essa função em 1970.

A vida média dos cães da zona de exclusão de Chernobyl é de apenas cinco anos, segundo o Fundo Clean Futures, organização não governamental que monitora e fornece assistência aos cães que vivem na Zona de Exclusão. O fato de que cães habitam esse lugar abandonado é bem conhecido.

Com diferentes motivações para a participação na missão, Alexey, Boris e Valery têm desfechos divergentes na produção ficcional, que termina com a mensagem “Dedicado aos voluntários de Chernobyl”. Na vida real, Borys Baronov faleceu em 2005, mas Valerii Bespalov e Oleksiy Ananenko seguem vivos até hoje.

Esta é a história de Alexei Ananenko, Valeriy Bezpalov e Boris Baranov, os três super-herois de Chernobyl, de quem se diz que salvaram a Europa ou ao menos um ou outro milhão de pessoas a milhares de quilômetros ao redor, num frio dia de abril.

E o que significa Chernobyl? O nome vem da antiga cidade próxima da usina, localizada a cerca de 15 km do complexo, e que abrigou uma população de 12.500 pessoas. A cerca de 3 km da usina, foi construída a cidade de Pripyat para abrigar os funcionários do complexo.

O que explica isso? Um dos motivos é a diferença de radioatividade emitida em cada um dos casos. Quando o reator de Chernobyl explodiu, estima-se que foram liberadas sete toneladas de combustível nuclear. No total, o desastre emitiu 100 vezes mais radiação que as bombas que caíram sobre Hiroshima e Nagasaki.

Com a produção e transportes afetados por uma guerra nuclear, a exportação de milho do Brasil poderia aumentar, mas dificilmente isso aconteceria sem diminuir a oferta do grão em território nacional.