Qual foi a causa da morte de Jane Austen?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Ela morreu aos 41 anos, após desenvolver o que hoje se conhece como doença de Addison, em que há um déficit de produção, pelas glândulas suprarrenais, de certos hormônios. A palavra "saúde" aparece mais de 100 vezes nos seus seis romances mais celebrados.

Um dos maiores nomes da história da literatura inglesa, Jane Austen criou romances que atravessaram séculos, não pôde assinar um livro por ser mulher, gostava de escrever em segredo e até hoje não se tem certeza de como era seu rosto.

Apesar de Jane Austen ser considerada, por alguns estudiosos, uma escritora romântica, devido ao seu período de produção, suas obras, na verdade, possuem características de transição entre o Romantismo e o Realismo inglês.

Emma Woodhouse, uma jovem bonita, inteligente e encantadora, está decidida a jamais se casar. Ela já possui toda a fortuna e a independência de que precisa e sente-se perfeitamente satisfeita com sua situação, o que não a impede de se divertir planejando casamentos entre as pessoas que a cercam.

SANDITON

“SANDITON”, iniciado sob o título The Brothers, em 1817, deixado incompleto e publicado em 1925, foi o último romance escrito por Jane Austen, situado em uma cidade à beira-mar e seus temas dizem respeito à nova sociedade de consumo especulativo e prenunciam as grandes convulsões sociais provenientes da Revolução ...

Uma teoria sobre a inspiração para o nome da obra, é que Jane teria se inspirado no livro Cecilia, publicado pela autora inglesa Frances Burney em 1782.

A Abadia de Northanger

Nunca se casou, mas logo cedo vendeu seu primeiro livro escrito, A Abadia de Northanger, em 1803. Foi a publicação anônima de Razão e Sensibilidade que permitiu sua independência financeira, já aos 36 anos de idade.

  • Orgulho e Preconceito (1813)
  • Emma (1815)
  • Persuasão (1817)
  • Razão e Sensibilidade (1811)
  • Jane Austen: The Complete Novels (1933)
  • Northanger Abbey (1817)

Os romances da escritora Jane Austen (1775-1817) podem ser considerados uma janela para a alta sociedade inglesa do início do século 19.

O nome surgiu a partir de uma frase de um livro chamado Cecilia, de Fanny Burney, do qual a autora gostava. “A combinação de toda essa situação desafortunada foi o resultado do orgulho e do preconceito”, diz um dos personagens. Orgulho e Preconceito foi um sucesso imediato de publicação.

Pride and Prejudice (br/pt: Orgulho e Preconceito) é um romance da escritora britânica Jane Austen. Publicado pela primeira vez em 1813, na verdade havia sido terminado em 1797, antes de ela completar 21 anos, em Steventon, Hampshire, onde Jane morava com os pais.

Orgulho e preconceito é a obra-prima da escritora britânica Jane Austen que tem como pano de fundo a burguesia inglesa do início do século XIX. Vemos no romance como as relações movidas por amor e dinheiro podem ser promíscuas e mesquinhas, encobertas pelo véu da sociedade burguesa.

1797

A história se passa em 1797, ano em que a autora Jane Austen lançou a primeira versão de "Orgulho e Preconceito".

Confira a seguir.

  • Persuasão. A última adaptação da obra literária de Jane Austen, Persuasão (2022), acaba de entrar em cartaz na Netflix. ...
  • Orgulho e Preconceito. (Fonte: Focus Features/IMDb/Reprodução)Fonte: Focus Features/IMDb/Reprodução. ...
  • Razão e Sensibilidade. ...
  • Emma. ...
  • Lady Susan. ...
  • Mansfield Park. ...
  • A Abadia Northanger. ...
  • Sanditon.

Harriet inicialmente rejeita uma proposta de casamento do fazendeiro Robert Martin, pois Emma acredita que ele não está a sua altura. No fim do romance Harriet aventa a possibilidade de um relacionamento com Mr Knightley, fato que acaba revelando a Emma o amor que sente por ele.

A sequência disso é simplesmente uma das melhores do cinema contemporâneo: o baile termina e o Sr. Knightley, completamente assoberbado por seus sentimentos por Emma, sai correndo até a casa dela, seguindo a carruagem da jovem, com o objetivo de falar com ela - provavelmente, de lhe revelar seus sentimentos.

A ordem dos livros discutidos é: "Emma", "Mansfield Park", "A Abadia de Northanger", "Orgulho e Preconceito", "Razão e Sensibilidade" e "Persuasão".

Publicado em 1816, Emma foi o livro de maior tiragem de Jane Austen – foram duas mil cópias –, mas também o livro que registrou o pior índice de vendas.

Razão e sensibilidade

Visão geral do livro
Box especial contendo três dos romances mais importantes de Jane Austen,"Razão e sensibilidade", "Orgulho e preconceito" e "Persuasão". "Razão e Sensibilidade" é um livro em que as irmãs Elinor e Marianne representam uma dualidade, de maneira alternada, ao longo da narrativa.

Eu recomendo começar pela obra mais conhecida dela, Orgulho e Preconceito.