Qual foi a causa da morte de Evita Perón?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Em 26 de julho de 1952, Eva María Duarte de Perón morreu de câncer do colo do útero, aos tinha 33 anos.

Isso aconteceu e, em novembro de 1974, o corpo da ex-primeira dama retornou definitivamente ao seu país, onde foi mumificado, restaurado e exibido junto ao de seu marido - ele, em caixão fechado - na cripta funerária da Quinta de Olivos, a residência presidencial.

Juan Domingo Perón faleceu em Buenos Aires, no dia 1 de julho de 1974 deixando a Argentina à beira do caos social. Isabelita assumiu a presidência, mas não conseguiu controlar a onda terrorista que varreu o país. Em março de 1976, um golpe militar pois fim à sua gestão.

Juan Perón, três vezes presidente da Argentina | Acervo.

Para os partidários de Perón, a remoção do corpo de Eva era uma tentativa de apagar o peronismo e seu símbolo mais forte na Argentina.

Foi pesquisadora do IPEA e consultora da UNESCO.

Em março de 1976, um novo golpe levou a Argentina à sua ditadura mais cruel. Os militares entregaram o corpo de Evita a suas irmãs, que o depositaram no Cemitério da Recoleta. É lá que ele hoje descansa, a 6 metros de profundidade.

O processo consiste na substituição do sangue por uma solução de água e formol. Além de auxiliar na conservação do corpo, essa prática deixa o corpo mais parecido com o que o falecido era em vida. Também ajuda a evitar o mau cheiro e eliminar os microrganismos.

O peronismo corresponde ao governo de Juan Domingo Perón, na Argentina, entre os períodos de 1946 e 1955 e entre 1973 e 1974. Ficou marcado pelo populismo e autoritarismo. O peronismo é como conhecemos o período da história argentina em que Juan Domingo Perón foi o presidente desse país.

Injeta-se um líquido à base de formol, álcool, glicerina e outras substâncias, expulsando o sangue pela veia jugular. Essa etapa devolve a coloração da pele. Na fase da necromaquiagem, o corpo é limpo e reconstituído por cosméticos. Também é decidida a roupa e se adiciona o algodão para tampar boca e nariz.

26 de julho de 1952

Dos cinco filhos do casal foi a única a não ser reconhecida legalmente por seu pai, que morreu em um acidente de carro quando ela tinha cinco anos de idade. Com 15 anos Eva resolveu seguir para Buenos Aires, deixando sua vida pacata no interior para realizar seu sonho de ser atriz.

No auge das óperas rock, Evita, escrita pelo músico e compositor Andrew Lloyd Webber com letras a cargo de Tim Rice, surgiu inicialmente como disco, adaptando para o universo musical a história de Evita Perón, a mulher mais famosa e de destino mais trágico do ditador argentino Juan Domingo Perón.

O peronismo tem sua própria doutrina política, econômica e social: o justicialismo. O justicialismo é uma nova filosofia de vida, simples, prática, popular, profundamente cristã e profundamente humanista. O peronismo pretende constituir um governo centralizado, um estado organizado e um povo livre.

Bernardino de la Trinidad Gónzalez Rivadavia y Rivadavia (Buenos Aires, 20 de maio de 1780 — Cádiz, 2 de setembro de 1845), foi o primeiro presidente da Argentina, de 8 de fevereiro de 1826 a 27 de junho de 1827.

É a primeira vez que a inflação chega a três dígitos desde 1991, quando a economia argentina passava por uma crise de hiperinflação sem precedentes. A situação atual é fruto de uma combinação de fatos históricos, com foco na dívida externa, e problemas pontuais, que traz efeitos em vários campos da economia argentina.

1983

[RESUMO] Queda da ditadura argentina em 1983 foi um alento para a campanha pela redemocratização que tomava fôlego no Brasil, ao mesmo tempo em que amedrontou setores das Forças Armadas que temiam que se repetissem aqui os processos contra militares de altas patentes.

O jogo que eliminou os argentinos da competição foi decidido nos pênaltis. No Mundial do Catar, a seleção argentina foi para duas decisões com pênaltis: nas quartas de final, contra a Holanda, e na final, contra a França.

As principais características do peronismo são:
O presidente era visto como sendo uma espécie de "pai do povo". - Adoção de medidas econômicas populares, principalmente no sentido do assistencialismo social aos mais pobres. - Aproximação e cooptação dos sindicatos de trabalhadores. - Defesa de valores nacionalistas.

Em seu primeiro governo, Perón conseguiu controle sobre quase toda a sociedade, incluindo empresariado, sindicatos, Forças Armadas e imprensa. Em 1951, expropriou o jornal "La Prensa", um dos poucos críticos a seu governo. Com os EUA, sua relação foi marcada por constante ambigüidade.

Governo Peronista
Perón assumiu a presidência em 4 de junho de 1946 e permaneceu na função até 1955, tendo sido eleito para um segundo mandato em 1951. Seu segundo mandato, porém, foi interrompido por um golpe militar que ocorreu em 1955. O governo peronista ficou marcado por impor uma política populista e autoritária.