Qual foi a causa da crise no Brasil?

Perguntado por: avilela3 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A crise de 2014 foi sucedida pela recessão causada pela pandemia de COVID-19, que chegou ao Brasil em 2020.

Uma crise econômica pode ser desencadeada por diferentes fatores que façam com que haja uma redução da atividade econômica. Alguns desses fatores podem ser: alto endividamento governamental, altas taxas de juros e inflação.

O Brasil ficou cinco anos sem entrar em recessão técnica depois de 2003, mas foi atingido pela crise financeira global, que teve início nos Estados Unidos, em 2008 e viu o cenário se repetir em 2009. Já no fim de 2015 e começo de 2016, a economia brasileira recuou novamente.

Vamos comentar com mais ênfase, as crises de 1929, de 1973, de 1979, de 2008 e a atual crise brasileira iniciada em 2011.

Entre dezembro de 1989 e março de 1990, a taxa de inflação do Brasil saiu da casa de 50% ao mês para um patamar de cerca de 100% ao mês. Dessa forma, o então presidente decidiu lançar seu plano para combater o cenário árido e estabilizar a hiperinflação no País.

Falência de empresas; Aumento das taxas de juros; Crescimento da pobreza; Inflação.

Podemos traçar a história do endividamento no período militar em dois estágios: Governos Costa e Silva e Médici, 1968 a 1973 – Milagre Econômico. Nessa época, os empréstimos. foram usados para absolutamente tudo.

A alta da taxa de inflação, que vem perpetuando no Brasil por muitos anos, amplia os problemas de distribuição de renda no país e contribui para a queda do PIB. Atrelado a isso, a dívida pública externa cresce e este fator impacta a entrada de investimentos.

Durante uma crise econômica há declínio da atividade econômica. A demanda por consumo diminui, o que leva à diminuição da taxa de lucro das empresas. Como as empresas passam a lucrar menos, muitas delas acabam demitindo funcionários e isso leva ao aumento de taxas de desemprego.

A crise de 2014/2017 da economia brasileira teve como origem uma série de choques de oferta e demanda, na maior parte ocasionados por erros de políticas públicas que reduziram a capacidade de crescimento da economia brasileira e geraram um custo fiscal elevado.

Burocracia excessiva para criação e manutenção de uma empresa; Cartelização da economia; Manutenção de taxas de juros reais elevadas; Spread bancário exagerado (um dos maiores do mundo);

São elas, por ordem cronológica: A Grande Depressão de 1929 a 1933; a crise de 198; e a crise de 2008, também conhecida como a Crise Financeira Global.

Economia do Brasil Atual
Hoje, a economia brasileira é baseada na produção agrícola, o que faz do Brasil um dos principais exportadores de soja, frango e suco de laranja do mundo. Ainda é líder na produção de açúcar e derivados da cana, celulose e frutas tropicais.

Para tentar manter a economia aquecida em meio à crise que tomou proporções mundiais, o governo brasileiro adotou uma série de medidas, como redução de impostos para estimular o consumo, congelou preços do petróleo, subsidiou as tarifas de energia elétrica e ampliou as desonerações.