Qual foi a carne que Jesus comeu?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Aprenda a preparar receita servida aos apóstolos.

Era uma das comidas mais importantes de Israel antigo, exportada pra todo Império Romano. No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras '. As frutas que compunham a mesa de Jesus provavelmente eram romãs, tâmaras e uvas.

O Salvador disse-lhes que tocassem Suas mãos e Seus pés. Ele havia ressuscitado — Seu corpo e espírito estavam juntos novamente. Os Apóstolos ficaram felizes em vê-Lo. Jesus pediu-lhes comida e eles Lhe deram peixe e um favo de mel, que Jesus comeu.

Qual comida favorita de Jesus? Segundo Colbert, “Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural – muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas”.

Segundo o médico, Jesus tinha uma alimentação saudável, consumindo alimentos naturais, tais como frutas, verduras, legumes, leguminosas (feijão, lentilha), pão integral, óleos vegetais, especialmente o azeite, além do consumo moderado de vinho.

Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Na Bíblia nossa carne representa nossas fraquezas, a parte de nós que deseja o pecado.

A primeira razão tem a ver com o sistema digestivo de um porco. Um porco digere tudo o que come rapidamente, em até quatro horas. De acordo com algumas religiões, como o Judaísmo e o Islamismo, a carne de porco é considerada impura e, portanto, proibida para consumo.

— Não comam coisa alguma abominável. São estes os animais que vocês podem comer: o boi, a ovelha, a cabra, o veado, a gazela, a corça, a cabra selvagem, o antílope, a ovelha selvagem e o gamo. Vocês podem comer todos os animais que têm unhas fendidas, cujo casco se divide em dois e que ruminam.

Mas Jesus escolheu realizar sua Última Ceia como refeição da Páscoa, de acordo com um calendário judaico anterior".

Santa Ceia

Interpretação. A Última Ceia, também conhecida como Santa Ceia, representa o momento bíblico em que Cristo compartilha sua última refeição com os discípulos.

No imaginário popular, a fruta proibida é a maçã. Nas representações em filmes, séries de televisão e desenhos animados, ela é associada ao pecado original de Adão e Eva. Entretanto, a bíblia não faz referência direta, nos primeiros capítulos do livro de gênesis, à maçã.

Segundo a bíblia, Lázaro de Betânia foi um amigo de Jesus que foi ressuscitado após quatro dia do seu sepultamento.

Nos 40 dias que se seguiram, Ele ensinou e ministrou aos discípulos, uma experiência que deve ter sido maravilhosa e que os preparou para Sua ascensão ao céu. As palavras do Salvador durante esses 40 dias servem como um excelente mapa para nos orientarmos nesta vida enquanto aguardamos o Seu retorno triunfal à Terra.

Os primeiros cristãos compararam o corpo partido de Jesus ao grão que, após ser moído, é transformado em farinha e, depois de ter sido misturado com a água da vida e passado no fogo do Espírito Santo, se transforma em Pão.

Jesus gostava muito de servir ao próximo. Ele foi o perfeito exemplo de serviço. Ele disse: “Entre vós sou como aquele que serve” (Lucas 22:27). Ele sabia que tinha vindo à Terra para servir ao próximo, e não para ser servido.

E Jesus vai almoçar na casa de Zaqueu; Ele se convida para entrar e fazer refeição. Jesus, o Santo, entra na casa de Zaqueu, o pecador, sem preconceitos Estudos Bíblicos, vol. 35, n. 137, p. 85-101, jan/mar 2018 As refeições de Jesus em Lucas Page 10 94 e sem fazer julgamentos.

A Bíblia está repleta de menções a alimentos. Pão, vinho, peixe, azeite, sal, leite, mel, vinagre, água, ervas e cereais aparecem em vários versículos dos 73 livros que compõem o Antigo e o Novo Testamento.

Almofadas ou "tatames" especiais eram usados para acolchoar o chão em volta do triclínio. Para comer, os convivas se reclinavam sobre seu braço esquerdo e manuseavam alimentos e bebidas com a mão direita.

A Bíblia diz em Levítico 11:47: “Para fazer separação entre o imundo e o limpo, e entre os animais que se podem comer e os animais que não se podem comer” (ver Levítico 11 para informação adicional).

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

Entre os animais aquáticos, são considerados puros todos que possuem barbatanas e escamas e vivem nos mares ou rios. Todos os demais são classificados como animais imundos e impuros.