Qual foi a bênção de Jacó?

Perguntado por: earaujo7 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Jacó abençoa seus filhos e a semente deles — Rúben, Simeão e Levi são castigados — Judá governará até que venha Siló (Cristo) — José é um ramo frutífero junto à fonte — Seus ramos (os nefitas e os lamanitas) se estenderão sobre o muro — O Pastor e a Pedra de Israel (Cristo) abençoará José temporal e espiritualmente — ...

Durante essa jornada, Jacó teve uma visão do Senhor, que lhe prometeu as mesmas bênçãos eternas que haviam sido prometidas a seu avô Abraão (o convênio abraâmico).

Deuteronômio 33:12 E sobre Benjamim derramou sua bênção, declarando: De Benjamim disse: O amado do Senhor habitará seguro junto a ele; e o Senhor o cercará o dia todo, e ele habitará entre os seus ombros.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

A nossa caminhada de fé também só poderá ser iluminada pela bênção de Deus quando “passamos de Peniel” — quando aprendemos a colocar as nossas mãos nas mãos do Senhor e dizer: “Senhor, entrego o controle a ti; não consigo caminhar sozinho”.

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Como podemos ver, Moisés perdeu a bênção temporal, mas não perdeu a eterna, pois entrará na Jerusalém Celestial. A obediência é sempre uma atitude de fé e o resultado são bênçãos maravilhosas.

Inclusive, o texto bíblico diz que Jacó tomou a bênção de Esaú ao enganar Isaque. Por isso o episódio em que Isaque abençoa Jacó mostra as fragilidades e os erros da família da aliança. Jacó recebeu a bênção de Isaque, mas a forma como isso aconteceu foi um tanto quanto obscura.

Jacó sonha com anjos descendo e subindo escadas e recebe uma mensagem de Deus. A caminho de Padã-Harã, Jacó para para descansar e dormir, quando tem um sonho: ele vê anjos descendo e subindo escadas e recebe uma mensagem de Deus. “Eu estou com você.

Jacó é um personagem presente na bíblia, o livro sagrado do cristianismo, do judaísmo e outras religiões. Sua história é contada no texto Gênesis, a primeira passagem da bíblia. Filho de Isaac e Rebeca, era neto de Abraão e irmão gêmeo de Esaú.

Jacó não foi o primeiro filho de Isaque. José foi quase o último filho a nascer de Jacó. Mas todos esses três homens receberam as bênçãos da primogenitura. Em Gênesis 48, Efraim recebeu a primogenitura em lugar de seu irmão mais velho Manassés.

Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos. Isso pode ser atestado pelo casamento de Esaú, aos 40 anos, com mulheres que trouxeram problemas para a família (Gênesis 26:34,35). Rebeca usou desse argumento para que Isaque abençoasse a ida de Jacó, então com 100 anos, para Padã-Arã.

À medida que Jacó se aproximava da morte, ele se lembrou de seu antigo retorno a Betel (Gn 35:1-15), quando recebeu de Deus a promessa renovada da “propriedade perpétua” (Gn 48:4) que foi dada a Abraão (Gn 17:8).

24 Jacó, porém, ficou só; e alutou com ele um homem, até que a alva subia. 25 E vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. 26 E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.

Essa luta durou até o amanhecer. O homem queria ir embora, mas Jacó não queria lhe deixar partir.

Aflito pelo reencontro com Esaú, Jacó fica frente a frente com Deus. Ele se ajoelha e implora por salvação, mas é afastado pelo Senhor. Jacó luta incansavelmente até cair: questionado sobre seu nome, Jacó é abençoado e passa a se chamar Israel! Emocionado, ele batizou de Peniel o local da luta com Deus!

O mais velho foi chamado de Esaú e o mais novo, que nasceu agarrado ao calcanhar de Esaú, foi chamado de Jacó. Jacó e Esaú cresceram como e adquiriram habilidades e estilos de vida diferentes. Enquanto Esaú aperfeiçoou as habilidades de caça, Jacó aprendeu os serviços caseiros como criar animais e cozinhar.

Jacó significado suplantador em hebraico, ou seja, aquele que segura pelo calcanhar, e em grego, significa "aquele que lutou com Deus". Jacó é um personagem muito importante na Bíblia, pois em diversas passagens aparecem histórias dele e de seu irmão, Esaú.

Como Jacó estava apaixonado por Raquel, logo respondeu: “Trabalharei sete anos para o senhor, a fim de poder me casar com Raquel, tua filha mais nova!” Jacó, porquanto amava a Raquel, disse: Sete anos te servirei para ter a Raquel, tua filha mais moça.

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.