Qual foi a bencao de Isaque?

Perguntado por: esilveira8 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

Isaque semeou naquela terra, e no mesmo ano colheu o cêntuplo; e o Senhor o abençoou. E engrandeceu-se o homem; e foi-se enriquecendo até que se tornou mui poderoso; e tinha possessões de rebanhos e de gado, e muita gente de serviço; de modo que os filisteus o invejavam.

Isaque desconfia, mas acredita se tratar de Esaú e lhe dá a benção que seria do primogênito.

Abraão, Isaque e Jacó são nossos antepassados. Somos da casa de Israel. Temos o direito de receber o evangelho, as bênçãos do sacerdócio e a vida eterna. As nações da Terra serão abençoadas por nosso trabalho e o de nossa posteridade.

O Senhor promete a Isaque uma posteridade tão numerosa quanto as estrelas do céu — Em sua semente serão abençoadas todas as nações — O Senhor faz Isaque prosperar, temporal e espiritualmente, por causa de Abraão — Isaque oferece sacrifícios — Esaú se casa com mulheres heteias para tristeza de seus pais.

Esaú

Resuma Gênesis 27:39–46 e explique que Esaú recebeu uma bênção de Isaque.

“E Isaque orou instantemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu”, Gênesis 25.21.

Porque dizia: Eu o aplacarei com o presente, que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; porventura me aceitará.

O Senhor tem abençoado muito ao meu senhor, o qual se tem engrandecido; deu-lhe rebanhos e gado, prata e ouro, escravos e escravas, camelos e jumentos. E Sara, a mulher do meu senhor, mesmo depois, de velha deu um filho a meu senhor; e o pai lhe deu todos os seus bens.

40 anos

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.

O relato sobre a vida em família de Isaque e Rebeca nos traz uma oportuna lição sobre a administração dos conflitos familiares. Depois da morte de Sara, estando Abraão já muito velho, era necessário tomar providências quanto à continuidade da família da aliança, pois Isaque ainda era solteiro.

Deus prometera a Abrão uma porção de descendentes quando ele tinha 75 anos (Gn 12.4). Ele teria 100 anos quando Isaque finalmente nasceu (Gn 21.5). Isso significa que Abrão e Sarai esperaram 25 anos pela promessa.

A bênção de Abraão é para as famílias descendentes de Abraão, nas quais toda a Igreja de Jesus, em toda a face da terra, está envolvida, pela fé, por meio de Jesus Cristo. Quando as bênçãos de Deus se manifestaram na vida de Abraão, naturalmente que todas as áreas da sua vida foram afetadas.

Abrão volta a Betel, onde ergueu o altar para Deus e o invoca novamente. Ele agradece ao Senhor por nunca tê-lo abandonado e sacrifica um animal como gesto de fé e gratidão.

“ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

Um homem de Fé
Depois da morte dela, Isaque se vê em uma situação difícil por não encontrar uma mulher que lhe seja adequada para tomar como esposa. Desta forma, ele mais uma vez confia na direção que Deus deu ao seu pai de ir buscar uma esposa entre sua parentela.

Isaque é um nome de origem hebraica que significa "ele sorri" ou "ele ri". Segundo a Bíblia, Isaque era o descendente de Abraão e Sara, e pai de Jacó e Esaú. É um dos três patriarcas do povo de Israel, Abraão, Isaque e Jacó.

Blog de Gênesis - O sacrifício de Isaque
Deus sacrificou o seu único Filho não só para provar o Seu amor por nós, mas para nos salvar de nossos delitos e pecados, no entanto, muitos só se aproveitam disso, não valorizam, não mudam de vida.

Isso nos leva de volta, vinte e dois anos, a outro momento crucial na história de Israel, quando Jacó, vestido com as roupas de Esaú, rouba a benção de seu irmão.

Por 20 longos anos Isaque orou por sua amada Rebeca. Ele tinha 40 anos quando se casou e tinha 60 anos quando Rebeca lhe deu filhos gêmeos: Esaú e Jacó.

Rebeca busca água no poço e segue conforme Eliézer havia mencionado a Deus, confirmando que se trata de quem procura: a futura esposa de Isaque, neta de Naor e Milca! Ele agradece a Deus por tê-lo ajudado, enquanto os homens pedem um abrigo para passar a noite em Harã e, mais uma vez, ela se mostra uma pessoa gentil.