Qual foi a base missionária do apóstolo Paulo?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

Paulo partiu de Antioquia da Síria e foi, novamente, à Galácia e à Frígia. Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.

Podemos resumir a estratégia missionária usada pelo Apóstolo Paulo da seguinte forma: 1- Ele trabalhava nos grandes centros urbanos, para que dali a mensagem se propagasse nas regiões circunvizinhas; 2- Pregava nas sinagogas, a fim de alcançar judeus e prosélitos gentios.

Maria de Betânia é o testemunho de que, desde a comunidade cristã da primeira hora, a função das mulheres na Igreja não foi somente a de familiares e assistentes dos homens.

Alma, Amuleque, os filhos de Mosias e Samuel, o lamanita, são apenas alguns dos grandes exemplos de missionários que encontramos no Livro de Mórmon. Na vida deles, vemos exemplos de arrependimento, fé, obediência e coragem.

Apenas demonstra que ele, mesmo com as limitações humanas, comuns a todos nós, conseguiu superá-las, legando a toda humanidade um exemplo de fé e superação.

A epilepsia retratada ao longo da história
A outra em Atos 22, 6-16, que descreve a conversão do apóstolo Paulo.

Paulo levou o evangelho com o mesmo fervor que com que levava o judaísmo. Foi perseguido e preso por várias vezes como ele fazia com outros antes, mas não desanimou pois sabia em quem estava sua fé. Não abandonou Jesus em nenhum momento de luta, pois conhecia quem Ele era.

Atos dos Apóstolos 16
9 Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: Passe à Macedônia e ajude-nos. 10 Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho.

Os principais objetivos de Paulo eram ajudar esses conversos a obter mais conhecimento espiritual de Deus e da Igreja (ver Efésios 1:15–18; 3:14–19); promover a união, particularmente entre os membros gentios e judeus (ver Efésios 2:11–22; 4:1–16; 5:19–6:9) e incentivar os santos a resistirem às forças do mal (ver ...

Após a conversão ao cristianismo, S. Paulo empreendeu várias viagens missionárias pelo Mundo. Na sua primeira viagem (45-48/49), S. Paulo, acompanhado de Barnabé e João Marcos, embarcou em Antioquia da Síria com destino a Chipre.

Tudo posso naquele que me fortalece é uma famosa frase escrita pelo apóstolo Paulo que pode ser lida na Bíblia, em Filipenses 4:13. Nesta frase, Paulo expressa que nada é impossível para ele com a ajuda de Jesus Cristo.

Saulo trocou seu nome para Paulo. Ele foi chamado para Apóstolo e tornou-se um missionário da Igreja. Paulo escreveu muitas cartas e visitou muitas terras, pregando o evangelho.

A prática missionária era parte essencial do anúncio do evangelho. O missionário tinha determinados direitos, que Paulo renuncia. Ele cita três (1Cor 9, 4-6), como comer, saber e beber às custas da comunidade; levar a esposa junto nas viagens; receber o sustento econômico para não precisar trabalhar.

Os missionários são membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que deixam seu lar por 18 meses a 2 anos para servir ao próximo e compartilhar o evangelho de Jesus Cristo.

Todos os profetas foram missionários. Cada um deles, na sua época, foi ordenado a pregar a mensagem do evangelho. Sempre que o sacerdócio esteve na Terra, o Senhor precisou de missionários para pregar os princípios eternos do evangelho a Seus filhos. A Igreja do Senhor sempre foi uma Igreja missionária.