Qual foi a árvore que Zaqueu subiu para ver Jesus?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Figueira

Arvore que possui tronco forte, de grande circunferência. É provavelmente a árvore citada na Bíblia, no livro de Lucas, quando Zaqueu teria subido numa árvore desta espécie para ver a chegada de Jesus a Jericó.

Ficus sycomorus L., conhecida pelos nomes comuns de sicómoro, sicômoro, figueira-doida ou figueira-do-faraó, é uma espécie de figueira de raízes profundas e ramos fortes que produz figos de qualidade inferior, cultivada no Médio Oriente e em partes da África há milénios.

A árvore fica em um grande cruzamento em Jericó. Embora a árvore possa não ser a mesma que Zaqueu escalou, a tradição local chamou esta árvore de Zaqueu. Testes realizados na árvore mostraram que ela tem mais de 2.000 anos e está no mesmo cenário que o sicômoro bíblico.

Ela tem conexão com o sagrado, simbolizando prosperidade, abundância, castidade, segurança, fecundidade, imortalidade e paz.

4), que é uma figueira-brava, ou seja, um tipo diferente pé de figos mais antigo, grande e robusto. A figueira brava pode alcançar até 15 metros de altura e sobreviver por mais um século. O propósito de Zaqueu ao subir na figueira era conseguir ver o Mestre Jesus (v. 3) e quem sabe ser visto por ele.

Bate Papo Cultural's post. Figueira brava não tem espinhos. arredondada e não tem espinhos.

figo

Através de seu fruto, o figo, essa planta serve de alimento a inúmeras espécies de animais que o apreciam bastante apesar de sua polpa ter muitas sementes. Além disso, a figueira abriga diferentes plantas epífitas, isto é, vegetação que vivem sob outras.

Zaqueu tem muito a nos ensinar, pois apesar de possuir vários defeitos, ele possuía algumas qualidades essenciais a todo grande líder. Era um homem inteligente, tinha grande capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas e principalmente aprender.

Significado de Figueira-brava
substantivo feminino [Botânica] Tipo de figueira frondosa, com folhas em formato de elipse e que podem alcançar cerca de vinte centímetros de comprimento. Também conhecida como: figueira-da-índia, figueira-de-lombrigueira, figueira-mata-pau etc.

A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.

Características Morfológicas:Essa árvore mede entre 15 e 30 metros de altura, apresenta copa frondosa (que chega a alcançar mais de 30 metros de diâmetro), troncos curtos, grossos, revestidos de casca quase lisa e cor acinzentada-clara. As folhas são alternas e o fruto é um figo globoso, verde-claro, com mácula branca.

Zaqueu: Significa "puro", "inocente", "o que tem pureza". Tem origem no hebraico Zakkáy, cujo nome é formado a partir do elemento zak, que literalmente significa “puro”, “inocente”.

Com o passar dos anos esta árvore ganhou um significado, transmutando-se para Símbolo de Prosperidade, Abundância, Castidade, Segurança, Imortalidade e Paz, uma vez que acredita–se ter conexão com o Sagrado.

Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. Este evangelho quer nos ensinar que todos os homens e mulheres são dignos da misericórdia de Deus. Conforme Jesus disse, no céu haverá alegria entre os anjos por causa de um pecador que venha a se arrepender.

A figueira produz figo.
A videira, invés, é a plantação que produz uvas.

figo

O figo é um fruto da árvore chamada figueira (Ficus carica), pertencente à família Moraceae, que tem origem na região do Mediterrâneo.

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.”

Lições práticas acerca da figueira. A passagem bíblica da figueira infrutífera ressalta a importância de darmos frutos e que a ausência deles nos traz reprovação. Por isso, devemos estar preparados, sempre produzindo, porque o Senhor a qualquer instante pode requerê-los.

A figueira é referida como sinal concreto da chegada do verão. Da mesma forma, os sinais realizados por Jesus também são a prova de que o Reino de Deus está bem próximo. Essa parábola é uma das mais difíceis de compreender, e, quando interpretada, é lida em referência ao do fim do mundo.

Ficus enormis

Figueira-brava: Ficus enormis.