Qual foi a 1 igreja evangélica no Brasil?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

Assembleia de Deus

A primeira e maior igreja evangélica fundada no brasil foi a Assembleia de Deus, fundada em Belém do Pará, pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren em 1911. Com a estimativa de 22,5 milhões de membros, a Assembleia de Deus é hoje a maior denominação pentecostal do mundo.

A Igreja do Evangelho Quadrangular nasceu nos Estados Unidos em 1923 por meio do trabalho da Irmã Aimée. Já no Brasil, a primeira igreja da denominação foi fundada em São João da Boa Vista, no estado de São Paulo, em novembro de 1951, pelo missionário Harold Edwin Williams.

Luterana: primeira igreja protestante, fundada por Martinho Lutero no século XVI na Alemanha.

Igreja Reformada Potiguara

Igreja Reformada Potiguara (1625 1692): a primeira igreja protestante do Brasil.

Martinho Lutero

Há 500 anos, Martinho Lutero, então um clérigo católico romano, nascido na cidade alemã de Eisleben, se insurgia contra o Vaticano e proclamava que não era preciso uma intermediação de um padre para colocar um homem em contato com Deus.

Os primeiros cristãos protestantes nascidos no Brasil não foram filhos de imigrantes europeus, como se pode supor com facilidade, mas sim índios convertidos durante a invasão holandesa no nordeste que se mantiveram fiéis à fé cristã mesmo depois da expulsão dos missionários.

Arroio do Padre

Em Arroio do Padre (RS), a cidade mais evangélica do país – 85,84% da população estimada de 2.966 pessoas, segundo dados do IBGE -, o atual mandatário recebeu 83,17% dos votos válidos, contra 16,83% do candidato do PT.

Notas: A Igreja de São Francisco de Assis do Outeiro da Glória é considerada a primeira igreja erguida no Brasil, construída no ano de 1503, em taipa, pelos dois frades franciscanos que chegaram em Porto Seguro na ocasião de uma das expedições de Gonçalo Coelho.

Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas. Para muitos, ele é só um nome relevante naquelas aulas de história da escola, sobretudo quando são estudados os movimentos socioculturais da Europa no século 16.

Dentre os membros, estava Jean de Léry, autor da obra Histórias de uma viagem à terra do Brasil (1578). Esse grupo, então, foi o responsável por celebrar o primeiro culto protestante em terras brasileiras.

Em 1517, Martinho Lutero queria mudanças no catolicismo, mas com a reforma surgiu uma nova igreja na Alemanha, chamada de protestante. Não demorou para que mais igrejas surgissem em outros países.

Segundo o novo texto, a Igreja Católica deve ser considerada a única a possuir "todos os elementos da Igreja instituída por Jesus".

A principal diferença entre os dois movimentos é que os evangélicos possuem uma posição mais bem definida sobre a Bíblia. Os protestantes em geral seguem o princípio da Sola Scriptura, que defende que somente a Bíblia é fonte da revelação suprema.

No Brasil, essa vertente cristã foi trazida pelos holandeses, entre os anos de 1624 e 1625, e foi propagada principalmente entre os índios.

sobretudo as seguintes denominações: Igrejas Batista, Episcopal, Luterana, Metodista e Presbiteriana. Entre as evangélicas pentecostais principalmente: Assembléia de Deus, O Brasil para Cristo, Congregação Cristã no Brasil, Deus é Amor, Universal do Reino de Deus.