Qual fobia mais rara?

Perguntado por: apereira6 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

thrihexafobia

Também conhecida como thrihexafobia, o medo extremo envolve o número 666. Tudo que esteja relacionado a esse número, direta ou indiretamente, causa uma apreensão difícil de controlar.

1. Claustrofobia. Essa talvez seja a fobia mais conhecida pela população. Ambientes fechados é o principal medo do claustrofóbico.

Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. Os sintomas, nesse caso, não se manifestam apenas durante um voo, podendo ser iniciado ainda quando a pessoa percebe a necessidade de voar para participar de algum evento social ou uma viagem de lazer.

Para quem tem onfalofobia, o medo aflitivo de umbigos, qualquer contato pode ser desesperador - Trip.

A primeira fobia registrada foi sentida por um homem que ficava aterrorizado com a música de uma flauta, mas apenas se ele a ouvisse à noite. Ela foi descrita há 2.500 anos pelo grego Hipócrates, o "pai da medicina".

Os 6 medos básicos da humanidade

  1. Medo da pobreza. De acordo com Hill, o medo da pobreza nasce da tendência que o ser humano tem de dominar economicamente os seus semelhantes. ...
  2. Medo da velhice. ...
  3. Medo da crítica. ...
  4. Medo de perder o amor de alguém. ...
  5. Medo da doença. ...
  6. Medo da morte.

O que é crematofobia? A crematofobia é o medo extremo e irracional do dinheiro. Também chamada de crometofobia, pode contemplar diferentes tipos de aversão ao dinheiro, como a de gastá-lo, pensar nele ou tocar em moedas, notas ou qualquer outro objeto associado.

A psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental Renata Borja destaca que as causas da malaxofobia têm relação com a interação entre dois fatores: vulnerabilidade e estresse.

Para quem tem filemafobia, um simples beijo é sinônimo de pesadelo. A pessoa sente enjoos e fica com a boca seca e as mãos trêmulas. Em casos mais graves, chega a ter um ataque de pânico. Não rola nem beijo na bochecha a amigos e familiares.

1 – Fobia social
A pessoa com fobia social sente irritabilidade e angústia a ponto de não conseguir lidar com elas e isso afetar a sua vida.

*Existem mais de 500 fobias nomeadas, listadas no Phobia List web site . A maioria é extremamente rara.

Megalofobia significa “medo de coisas grandes”. Ou seja, uma pessoa que tem medo de algo ou algum lugar que pareça muito maior do que ela. Por exemplo, medo de edifícios muito altos, de estátuas gigantes, grandes navios, baleias ou cachoeiras.

6 – Fobia de espelhos e de se olhar no espelho: Eisoptrofobia. A célebre frase da Rainha Má no conto de fadas “A Branca de Neve”, “espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?” jamais seria dita por quem tem eisoptrofobia.

[ Psicopatologia ] Aversão patológica ao banho ou à lavagem.

Pessoas com o umbigo profundo ou redondo tenderiam a guardar para si o que sentem em momentos difíceis em vez de desabafar com a família e os amigos. O umbigo oval seria observado em pessoas bastante sensíveis que poderiam ficar magoadas facilmente, muitas vezes sem revelar o que sentiu.

Medo de dormir: conhecendo a somnifobia
Formada pela justaposição da palavra somnus (sono, em latim) + fobia, esse temor em dormir pode causar sérios danos psicológicos e físicos.

Paula Furtado - Tomofobia é o medo excessivo de cirurgia.... | Facebook.

O maior medo de todas as pessoas é o medo da morte. Para as pessoas com filhos, ele é transferido para a morte ou doença dos filhos (atinge 77% dos entrevistados). O segundo maior medo é de sofrer violência (física ou emocional), com 66% das menções.