Qual flor que Iemanjá gosta?

Perguntado por: ofrutuoso7 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Entre aromas de perfumes – nos quais os mais apreciados pela Rainha do Mar são lavanda e jasmim –, muitas pessoas montam balaios repletos de rosas brancas. Aliás, esta cor predomina pelo seu significado de paz e pureza e é a tonalidade de flor mais aceita por Iemanjá.

Flores brancas (ela não aceita de outra cor), perfume de alfazema, velas, champanhe, calda de ameixa ou pêssego, arroz-doce, manjar, melão e mel, outros presentes que agradam as mulheres, como joias e espelhos, além de pedidos e súplicas. Antes, as oferendas eram entregues em barcos de isopor e garrafas plásticas.

4 - Sociáveis. São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta de estar em grupo e costumam apegar-se a um parceiro cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis e preferem suas casas, onde podem controlar o ambiente a manter suas rotinas exatamente como de costume.

Gladíolo: conheça a flor usada como oferenda a Iemanjá

Veja abaixo algumas Simpatias e a oração para a Rainha do Mar. Em um dia de sábado, pegue um vaso de flor, encha de rosas brancas e coloque na mesa da sua cozinha ou sala. Ofereça essas rosas brancas para Iemanjá e peça saúde para todos os moradores da sua casa.

As essências preferidas de Iemanjá são lavanda e jasmim. A calma trazida pela lavanda representa sua ternura para com os filhos, e o intenso perfume de jasmim representa sua beleza e sensualidade como mulher.

Quais são os números de Iemanjá? Os números da sorte da Princesa do Mar são os 3,4 e 9.

Rosas ou cravos brancos são usadas para agradecer a Iemanjá o ano que passou, tenha sido ele positivo ou não, e com isso descarregar as energias negativas, abastecer-se de desejos de paz, amor, prosperidade.

Desesperada por estar em conflito com os três filhos, Iemanjá chorou tanto que se derreteu e formou um rio que correu para o mar. Yemanjá seria a filha de Olokum, deus (em Benin e em Lagos) ou deusa (em Ifé) do mar.

Lá, Yemanjá é cultuada na nascente que dá origem ao rio Ògùn (nada a ver com o Orixá da Guerra), por isso que sua saudação é Odò Ìyá!

Dizem que os cabelos da filha pertencem mais à Orixá do que a própria pessoa. Sendo assim, recomenda-se que a filha de Iemanjá peça o aval da mãe de cabeça para poder mexer neles, seja para cortar ou usar química em seus cabelos.

Logo no princípio do mundo, Iemanjá já teve motivos para desgostar da humanidade. Pois desde cedo os homens e as mulheres jogavam no mar tudo o que a eles não servia.

Pomba-gira é a mulher “da vida”, mulher da rua, a mundana, a cortesã. Se Iemanjá é a grande Mãe, Pomba-gira é a “Outra”, a amante, segundo os valores contidos em uma sociedade ainda com forte conteúdo machista e conservadora (Cristiane Amaral de Barros).

Ó, soberana mãe das águas, venha a mim neste momento de aflição, com minha fé e devoção acendo esta vela, (acenda uma vela azul) para iluminar meus pedidos e caminhos. Ó, mãe Iemanjá, assim como controla a força das águas, venha e ajude-me no que eu necessito, (fazer o pedido).

Rosas Brancas
Está relacionada aos Orixás Oxalá e Iemanjá.

Ervas e Elementos de Iemanjá
Altéia-Malvarisco: Banho de descarrego e purificação. Anis: Aumenta a autoestima e sensibilidade. Aracá-da-praia: Banho para abrir caminho. Rosas brancas: Purificação e limpeza espiritual.

Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá. O girassol era cultivado por nativos de terras que hoje são os Estados Unidos, México, Cuba, Peru e Brasil e ficou conhecido pelos colonizadores das Américas como "flor da boa sorte".

Oxum – Rosas amarelas, Rosas Cor de Rosa, Lírios em geral. Iemanjá – Rosas brancas, Margaridas, Palmas brancas, Angélica. Iansã – Rosas champanhe, Gérbera coral, Crisântemos amarelos e todas as flores amarelas. Xangô – Cravos rajados, Monsenhor amarelo, Espirradeira.

azul claro

A cor de vela para Iemanjá é o azul claro. "Iemanjá é a grande senhora e mãe das águas e por isso se usa uma vela que simbolize o azul limpo do mar.