Qual fio se usa para aterramento residencial?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

O eletrodo de aterramento é a parte da instalação elétrica que fica enterrada sob a edificação, e utiliza principalmente cabos de cobre nu, embora a NBR 5410 também permite o uso de fitas e barras de cobre nu ou aço.

No caso de risco de queda direta de raios, a bitola deve ser de 16 mm²; Sem risco de raios diretos, sempre há risco de indução de surtos, exigindo uma bitola de 6 mm².

Contudo, a NFPA e a IEEE recomendam o valor máximo de resistência de aterramento de 5,0 ohms. A NEC recomenda o seguinte: “Assegure que a impedância do sistema à terra seja menos do que os 25 ohms especificados na norma NEC 250.56. Em instalações com equipamentos sensíveis, esse valor deve ser no máximo 5,0 ohms.”

A distância entre as hastes deve ser de 3 metros de distância, conforme imagem abaixo: Clique aqui e assista o vídeo com mais informações sobre aterramento!

NBR 5410 aterramento
Logo, a norma NBR 5410 exige que um condutor-terra seja instalado em cada um dos circuitos elétricos e que o aterramento seja do tipo TT. Caso esse tipo de aterramento não seja possível ainda é permitido o uso dos aterramentos TN-S ou TN-C.

Aqui estão os principais tipos de aterramento elétrico:

  • Aterramento TN. Este tipo de aterramento é comum em edifícios comerciais e residenciais de baixa tensão. ...
  • Aterramento TT. ...
  • Aterramento IT. ...
  • Aterramento SE. ...
  • Aterramento IT TN. ...
  • Aterramento TN. ...
  • Aterramento TT. ...
  • Aterramento IT.

12 metros e 40 se essa arte funcional da terramento do padrão for dois mais de 40 Então você tem que entender isso para que uma não venha a interferir com a outra é uma forma correta de fazer e não vai dar problema tá.

quando a concessionária disponibiliza esse sistema é altamente sim. você pode utilizar é o caso da nossa concessionária que a cemig por exemplo deixa pra gente lá disponível na caixa de inspeção depois o código edição.

Aterramento elétrico: como é feito
O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada.

Aumentar o tamanho da haste pode ajudar a diminuir a resistência de aterramento. Pesquisas dizem que dobrar o comprimento da haste pode reduzir em 40% ou mais a resistência. Se você tem problemas com obstáculos subterrâneos e não pode aumentar o comprimento da haste, procure aumentar o seu diâmetro.

A primeira maneira de avaliar o aterramento é utilizando o alicate amperímetro ou mesmo um multímetro na escala de tensão alternada V~. A tensão entre fase e neutro e fase e terra tem que ser bem próximas, tolerando uma diferença máxima de 5 V (este é um valor máximo que sempre adotei nas minhas práticas).

Bom dia, fio do poste padrão até o quadro de distribuição de circuitos dentro da sua casa os fios tem que ser 16 mm fase e neutro, a instalação dentro da sua casa pode usar fio 2,5 mm para fase, neutro e terra, espero ter ajudado.

A composição do solo, o teor de umidade e a temperatura influenciam a resistividade do solo; portanto, recomenda-se que as hastes de aterramento sejam colocadas o mais fundo possível na terra para serem mais eficazes.

Material: Núcleo de aço carbono (SAE 1010/1020) com revestimento de cobre eletrolítico de pureza mínima de 99,9% sem traços de zinco.

A NBR 5410 analisa o esquema de aterramento observando de que forma é o aterramento da alimentação (1 letra) e de que forma as cargas estão aterradas (2 letra). A alimentação pode possuir um ponto diretamente aterrado (o neutro) ou todas as partes vivas isoladas da terra ou aterradas por uma alta impedância.