Qual filósofo fala da água?

Perguntado por: oportela . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Tales de Mileto

Tales de Mileto, um dos mais sábios homens da Grécia e importante matemático, foi considerado o primeiro filósofo ao enunciar que a água seria a origem de tudo.

Heráclito defende que não há unidade natural no mundo, mas duelos e dualidade constante. “O mundo é um eterno devir”, afirma o filósofo, querendo dizer que há uma constante mudança, imprevisível, que caracteriza a natureza.

Tales de Mileto
Nascido na cidade de Mileto, região da Jônia, Tales de Mileto (624 a.C. - 548 a.C.) acreditava que a água era o principal elemento, ou seja, era a essência de todas as coisas.

As observações de Tales fizeram-no apostar na água como elemento gerador de tudo. O filósofo observou a natureza por muito tempo, estando atento à constituição dos corpos e à organização do Universo. A água é o elemento a que Tales de Mileto atribuiu a geração de tudo o que existe, o arché.

Anaxímenes- (+ ou - 588-524 a.C.)
Refutando a teoria da água de Tales, e do ápeiron de Anaximandro, Anaxímenes ensinava que essa substância era o ar infinito, pneuma ápeiron. O universo resultaria das transformações do ar, da sua rarefação, o fogo, ou condensação, o vento, a nuvem, a água e a terra e por último pedra.

“Todos os seres derivam de outros seres mais antigos por transformações sucessivas.” “O infinito é a origem de todas as coisas.”

Seita Pitagórica
Os pitagóricos acreditavam na reencarnação da alma ou a transmigração de corpos. A doutrina da seita era baseada numa purificação da alma por meio da vida corpórea, pois essa era a finalidade da vida material, até que a alma atingisse um estado de purificação total e alcance da vida eterna.

“Ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras.”

Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.

Sócrates defendia a busca do conhecimento, a liberdade de pensamento e de expressão. E, por isso, foi condenado à morte, obrigado a tomar veneno. Veja no resumo: A importância do pensamento inovador e das metodologias utilizadas na Filosofia de Sócrates está na ruptura que ele provocou.

O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, a água era a origem única de todas as coisas. Ele acreditava que era possível ver a água em tudo. Se tudo era água, tudo era um por conclusão lógica.

Tales pensava que diversos deuses estavam nas coisas do mundo, dessa forma a natureza passa também a ser considerada como algo divino. O espírito do mundo é Deus e as coisas têm alma que penetra nelas através da umidade. É também através da umidade que o poder de Deus entra nas coisas e as movimenta.

seu nome, o Teorema de Pitágoras, um dos mais importantes da matemática. Este teorema afirma que: “Em todo triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao qua- drado da hipotenusa.”

Pitágoras de Samos considerou o número como sendo a arché de todas as coisas. Daí deriva a harmonia da natureza, feita à imagem da harmonia dos números.

Tales de Mileto foi um filósofo, matemático, engenheiro e astrônomo da Grécia Antiga e acumulou importantes títulos, entre eles: o "Pai da Geometria Descritiva", o "Primeiro Matemático" e "Primeiro Filósofo da Humanidade".