Qual fenômeno natural libera muito o CO2 na atmosfera?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Resposta verificada por especialistas. O fenômeno natural que libera grandes quantidades de CO2 na atmosfera, é a) Erupções vulcânicas. Erupções vulcânicas são processos naturais que levam à uma liberação massiva de CO2, por meio da fumaça vulcânica, resultando da vaporização do magma terrestre.

O dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) é emitido, principalmente, pelo uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) nas atividades humanas.

Nós, seremos humanos, devolvemos carbono para atmosfera no processo de respiração e principalmente, através da queima de combustíveis fósseis (estes, compostos por hidrocarbonetos). Vulcões por sua vez também são responsáveis por liberar CO2 na atmosfera.

O CO2 é o GEE mais relevante e, globalmente, tem origem principalmente (87%) na queima de combustíveis fósseis como carvão mineral, o gás natural e o petróleo. O desmatamento é a segunda principal atividade responsável pelas emissões de Dióxido de Carbono, seguida das atividades industriais como a produção de cimento.

O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário.

Alguns processos naturais são responsável pela liberação de gases poluentes na atmosfera:

  • Atividade de vulcões.
  • Liberação de metano por animais durante o processo de digestão.
  • Poeira de desertos.
  • Decomposição.

É emitido durante a queima de combustíveis fósseis (carvão, gás de usina de energia, petróleo, veículos); Desmatamento e queimadas; Lavagem de polpa de celulose e papel.

O Brasil é o quinto maior emissor mundial de gases do efeito estufa. Em 2021, dos 36,4 bilhões de toneladas de CO2 liberadas pelo planeta, mais de 2 vieram do território brasileiro. No ranking das nações que mais poluem, o país só fica atrás da China, Estados Unidos, Índia e Rússia.

O CO2 é o gás que tem maior contribuição para o aquecimento global, pois representa mais de 70% das emissões de GEE e o seu tempo de permanência é de no mínimo cem anos, resultando em impactos no clima ao longo de séculos.

O setor de energia é o maior emissor de gases de efeito estufa, mas ações em todas as áreas são importantes.

a China

Relatório apresentado na COP-26 mostra que a China é responsável por 31% das emissões de CO² O relatório divulgado pela COP-26 mostra que a China é o país mais poluidor da atmosfera, sendo responsável por 31% da emissão de CO² (carbono), principal gás do efeito estufa em 2021.

Confira atividades cotidianas que são fonte de emissão de carbono: Deixar luzes acesas por muito tempo. Consumo excessivo de carne vermelha. Dirigir carros particulares.

efeito estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural, inclusive responsável pela existência de vida terrestre, mas diretamente impactado pelo aquecimento global.

A principal causa do efeito estufa é a industrialização. Devido a esse processo, a queima de combustíveis de origem fóssil se intensificou nos últimos séculos. Os principais produtos da reação de combustão desses reagentes são os gases citados anteriormente como os principais para o efeito estufa.

Os gases internacionalmente reconhecidos como gases de efeito estufa, regulados pelo Protocolo de Kioto, são: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hexafluoreto de Enxofre (SF6) e duas famílias de gases, Hidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC).

Resposta verificada por especialistas
O fenômeno natural que libera grandes quantidades de CO2 na atmosfera, é a) Erupções vulcânicas. Erupções vulcânicas são processos naturais que levam à uma liberação massiva de CO2, por meio da fumaça vulcânica, resultando da vaporização do magma terrestre.

A fotossíntese remove dióxido de carbono naturalmente – e as árvores são especialmente boas para armazenar o carbono removido da atmosfera pela fotossíntese.