Qual felino tem na Amazônia?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Na Amazônia brasileira vivem quatro espécies: jaguatirica (Leopardus pardalis), maracajá (Leopardus wiedii), jaguarundi ou gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi) e gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus).

A distribuição da espécie estende-se do sul da Costa Rica ao norte da Argentina, podendo habitar desde as florestas úmidas de maior altitude da região Amazônica até as matas semidecíduas do chaco argentino. No Brasil, está presente na maioria dos ecossistemas, inclusive na Mata Atlântica.

Isso inclui nomes muito populares na cultura nacional, como: onça-pintada, anta, lobo-guará, veado, capivara, botos, lontra, tatu e diversas espécies diferentes de primatas, como o macaco-prego, o uacari-branco e o sagui-imperador.

Habitat: Regiões costeiras. Características gerais: Popularmente conhecidos como Leões-marinhos, devido a juba de pêlos que o macho apresenta ao redor do pescoço. Única espécie de Leão-marinho que ocorre na região Sul do Brasil.

Onça pintada, anta, lobo guará, veado, capivara, lontra e tatu são os mamíferos mais conhecidos, além das muitas espécies de primatas. Distintas variedades de jacarés, tartarugas e cobras, como a cascavel, a jararaca e a sucuri, são os mais populares representantes dos répteis.

A maioria das panteras negras vive na Amazônia e nas florestas da Ásia e África. A área de ocorrência das onças-pintadas, em geral, é nas Américas – do norte do México ao norte da Argentina.

Responda rápido: Existe tigre na Amazônia? Se você for brasileiro, já deve saber que a resposta é não.

Mico-Leão-Dourado
Isso tudo devido à captura dos zoológicos e até como bichinho de estimação. Por conta disso é cada vez mais difícil encontrar um Mico-Leão-Dourado na Floresta Amazônica. Pequenino, ele pode chegar a pesar 800 gramas e costuma viver em grupos.

Os indivíduos podem variar na coloração e no padrão de manchas. Distribuição Geográfica: No Brasil ocorre em todo território, com exceção dos Pampas e no Rio Grande do Sul. É encontrado também no sudoeste do Texas, oeste do México até o norte da Argentina e noroeste do Uruguai.

A jaguatirica Leopardus pardalis é um felino neotropical de médio porte (6,6–18,6 kg) com ampla distribuição geográfica nas Américas, desde o extremo sul do Texas (EUA), passando por toda a Mesoamérica e Amazônia, alcançando o norte da Argentina, ocorrendo em planícies de inundação, florestas de coníferas e florestas ...

O Ibama não autoriza ter uma jaguatirica como um animal doméstico, pois pode colocar em risco a população. Quando adultos, os gatos-do-campo gostam de se manter sozinhos, longe de outros animais – inclusive de sua própria espécie. Eles podem chegar a ter um metro de comprimento, com uma cauda de até 40 centímetros.

Raposa-de-orelhas-pequenas, o único canídeo endêmico da Amazônia. A raposa-de-orelhas-pequenas (Atelocynus microtis) é um mamífero que ocupa parte da Floresta Amazônica, principalmente pelo oeste, incluindo Colômbia, Bolívia, Equador, Peru e região norte do Brasil.

A maquiagem artística incluía a inusitada silhueta de uma girafa, o que, claro, não passou despercebido pelos internautas, já que não há animais da espécie na Amazônia.

A maior parte dos leões que hoje vive na natureza são encontrados nas savanas da África e demais regiões semi-desérticas. Ele já foi extinto de muitas áreas de florestas da Ásia e Europa. Eles vivem em grupos de até 40 indivíduos, sendo em sua maioria fêmeas, lideradas pelo macho alfa.

São animais que ocorrem na África.

No Brasil existe um urso muito especial: temos o urso-formigueiro, mas conhecido como tamanduá-bandeira. Isso mesmo. Nos países vizinhos, ele recebe esse nome, na tradução para o espanhol oso-hormiguero.

O canguru é apenas uma espécie de marsupial e não vive no Brasil. Mas aqui tem muitas outras espécies. A característica que os diferenciam de outros mamíferos é sua forma de desenvolvimento. Marsupiais nascem prematuros e terminam o crescimento junto ao corpo da mãe.

O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) tem como símbolo a onça pintada, que é o felino mais temido da fauna brasileira e representa a força dos Guerreiros de Selva. No local, há um zoológico que abriga algumas espécies desse felino no país.

O tapiti-comum (nome científico: Sylvilagus brasiliensis), também conhecido como candimba, coelho-do-mato ou somente lebre, é uma espécie do gênero Sylvilagus (coelho-de-cauda-de-algodão). É de tamanho pequeno a médio, com cauda pequena e escura, patas traseiras e orelhas curtas.

A Onça Negra, também conhecida como pantera negra e pantera nebulosa, pode ser localizada na Amazônia até a Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, além da América Central e do Norte, pois preferem florestas densas ou pântanos com uma provisão pronta de água.