Qual faz menos mal vape ou Pod?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Apesar da promessa de ser uma opção menos danosa à saúde e supostamente ajudar no combate ao consumo dos cigarros tradicionais, o médico pneumologista Helder Vinícius Ribeiro afirma que não há diferença entre os dois produtos e destaca o mal que o dispositivo pode fazer.

Pod Descartável 1000 Puffs 0% de nicotina, da NIKBAR
Ele já vem abastecido com 4.5 mls da essência no sabor que você escolher, todos sem adição de nicotina, com todo o sabor e qualidade da NikBar e sem causar nenhum risco a sua saúde.

Aqueles que usam vapes estão mais predispostos a desenvolver diversos tipos de câncer (principalmente de pulmão, esôfago, estômago e bexiga), doenças pulmonares como o enfisema e doenças cardiovasculares.

Mas a principal diferença está no líquido que é utilizado dentro do aparelho, ou para utilizar um termo do mundo vaping, o famoso juice Nic Salt. Este juice contém uma maior concentração de nicotina, o que traz o melhor bem estar para os fumantes de cigarros.

Muitos estudos já analisaram o risco que tanto o tabaco quanto os cigarros eletrônicos – ou vaping – podem representar para a saúde de fumantes regulares.

Apesar da aperência diferente e não possuir a mesma quantidade de componentes químicos que um cigarro convencional, o VAPE também é prejudicial a saúde. Quando o vapor do cigarro eletrônico é inalado, ele chega aos pulmões ainda quente.

Isso sem mencionar as queimaduras e lesões causadas pela explosão do dispositivo, que permite ao usuário adicionar o líquido que preenche o vape livremente. Esse líquido contém não apenas nicotina, mas também outras substâncias, que podem elevar os riscos de infarto, asma, pneumonia e diversos tipos de câncer.

Dentre os diferentes tipos de cigarros eletrônicos (narguilé, e-tank, Juul, e-cigarrete, pods, vapes), qual é o menos danoso? Apesar de os diferentes tipos de produtos serem apelativos do ponto de vista comercial, nenhum deles mostra resultado de segurança à saúde respiratória e cardiovascular.

Risco de dependência
Ao comprar e utilizar um pod descartável, você pode se expor a essa substância altamente viciante. Isso é perigoso, já que exige um longo processo para conter os seus sintomas e reações à abstinência. Felizmente, é possível contar com pods descartáveis que são livres de nicotina.

Exames de pessoas que usam cigarro eletrônico e passam por tratamento no InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), detectaram níveis elevados de nicotina — o equivalente ao consumo de 20 cigarros tradicionais.

Seguindo essa lógica, existem riscos de fumo passivo de cigarros eletrônicos? Evidências mostram que o vapor dos dispositivos eletrônicos pode conter diferentes quantidades de substâncias tóxicas e metais pesados. De acordo com Sonia Maria Martins, médica da família, a resposta é: sim!

O Nikbar Zero Nic, também conhecido como Pod System NikBar 1000 puffs, é um cigarro eletrônico descartável leve, prático e fácil de ser levado para qualquer lugar! Além disso, a grande novidade é que o Nikbar Zero Stig NÃO possui nicotina em sua concentração!

Em média, cada cigarro tem um pouco menos de 1 mg de nicotina. Uma vez que um “pod” tem 1,3 ml, nesta concentração de 5% temos 3 maços de cigarro em quantidade de nicotina.

Quando uma pessoa fica 48 horas sem fumar a nicotina já não está mais presente em seu organismo, mas os efeitos do tabagismo ainda ficam presentes por muito tempo.

Este estudo realizado em 2019 comparando cigarros com cigarros eletrônicos em concentrações até 40 mg mostrou que o nível de nicotina efetivamente absorvido pelo corpo humano teve uma diferença de 17 ng/ml (nanogramas por ml) para o cigarro convencional e 11.5 ng/ml para o eletrônico ou 32 % a menos.

O cigarro tradicional no Brasil tem um limite de 1 mg de nicotina por cada cigarro, enquanto os eletrônicos, que são pequenos e se assemelham a um pen drive, chegam a até 57 mg da substância por ml do líquido”, afirma Stella Martins.

Quanto tempo duram os Vape Pods recarregáveis? – Em média, um vape pod dura até 3 dias, às vezes até 5 dias, dependendo de alguns fatores. Esses fatores incluem o tamanho do pod, o tipo de dispositivo que você está usando, o tipo de e-líquido e até a frequência com que você o usa.