Qual favela mais perigosa de Florianópolis?

Perguntado por: acastro6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

No norte da Ilha, duas regiões de ocupação exigem atenção constante das forças policiais: a Favela do Siri e a Favela da Lajota, ambas nos Ingleses. Vila União, Papaquara e Morro do Mosquito completam o grupo dos locais conflagrados pela violência.

FAVELA DO SIRI
Ocupação recente localizada próximo a entrada do bairro Ingleses. Depois da favela do Siri é a região que mais preocupa a Polícia Militar. Nos primeiros meses de 2020, três demolições foram realizadas no local.

O bairro Centro é perigoso? O bairro Centro pode ser considerado um bairro seguro, com 88% das avaliações de moradores afirmando que é uma região segura.

Esta comunidade localiza-se na cidade de Florianópolis/SC, que possui um total de 64 favelas, abrigando 12% do total de moradores da cidade. As primeiras favelas no município datam da década de 20.

Lista de bairros mais seguros de Florianópolis

  • Jurerê internacional;
  • Agronômica;
  • Campeche;
  • Coqueiros;
  • Cacupé;
  • Estreito;
  • Capoeiras.

O número de mortes violentas em Florianópolis entre 2020 e 2021 caiu de 82 para 56 vítimas. Os homicídios dolosos também caíram em Florianópolis. Foram 65 em 2020 para 44 em 2021, uma queda de 32%. O número de feminicídio se manteve estável: foram quatro casos em cada ano.

Coqueiros

Coqueiros. O bairro fica do lado do continente e é considerado um dos mais nobres e tradicionais bairros de Florianópolis, por possuir inúmeras escolas de boa qualidade ser uma boa opção para famílias com crianças.

1. Centro. O centro de Florianópolis é um bairro nobre por sua localização estratégica e sua infraestrutura completa. Ele se estende da região do Beiramar Shopping até a Rua Almirante Lamego e oferece uma ótima qualidade de vida, com fácil acesso a serviços, comércio, lazer e cultura.

Ao contrário dos outros caranguejos, os siris são animais exclusivamente marinhos – não vivem em água doce, embora, eventualmente, entrem em manguezais. Já o estranho andar de lado dos siris só costuma ser imitado por outros tipos de caranguejo quando eles se sentem ameaçados.

Vale lembrar que, pela Avenida está localizada no centro da cidade, em poucos minutos de carro você pode acessar atrações como:

  • Museu Histórico da Santa Catarina;
  • Mercado Público de Florianópolis;
  • Parque Náutico Walter Lange;
  • Mirante do Morro da Cruz.

Os atendimentos com hidrojatos estão em ação nos bairros: Rio Vermelho, Ingleses, Córrego Grande e Campeche. Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura, 36 ruas apresentam problemas recorrentes com alagamentos em toda a cidade. O bairro mais atingido é o Rio Vermelho no Norte da Ilha.

As praias mais desertas de Florianópolis

  1. 1 – Praia de Canajurê ...
  2. 2 – Praia do Calhau Miúdo. ...
  3. 3 – Praia Secreta. ...
  4. 4 – Praia do Saquinho. ...
  5. 5 – Praia de Naufragados. ...
  6. 6 – Praia da Tainha. ...
  7. 7 – Praia da Lagoinha do Leste.

Sempre que chove, áreas na Tapera, Campeche, Rio Vermelho e Ingleses, em Florianópolis, alagam. Problema está na ocupação desordenada do solo e dificuldades na execução de obras de drenagem.

As favelas de São Paulo apresentam situações bastante diversas. Enquanto algumas delas possuem indicadores de acesso a água encanada, esgoto e coleta de lixo praticamente universalizadas, em outras a situação é similar a de Melgaço, no Pará, que possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.